A água é essencial para a vida dos humanos, animais e plantas. Na produção leiteira, a água é de extrema importância principalmente para vacas em lactação já que representa 87% da composição do leite. A ingestão de água compensa as perdas ocorridas através da produção de leite, saliva, eliminação de fezes e urina, evaporação e regula a temperatura do corpo.
Apesar disso, quando falamos sobre nutrição animal, muitas vezes a água não recebe a devida atenção. Na propriedade leiteira, não é raro ver bebedouros sujos, com pouca água ou mesmo em quantidades insuficientes nos currais de espera ou pastagem.
Ainda dentro da propriedade rural, devemos nos preocupar também com a qualidade da água que é consumida pela família já que as principais fontes de água no meio rural são provenientes de nascentes e poços que podem ser contaminados se os resíduos gerados não forem destinados adequadamente.
O objetivo desta postagem é chamar atenção para a importância da água na produção de leite e propriedade rural e também saber se, nas propriedades que vocês conhecem, a qualidade da água consumida pela família é boa, se o manejo utilizado para fornecer água aos animais é adequado e também se os resíduos gerados na propriedade são destinados corretamente para evitar a contaminação das fontes de água.
PARTICIPEM!
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Pricila Vetrano Rizzo disse:
boa noite,amigo eu também acho quase impossível porque o tratamento da água sairá um custo muito auto e torna inviável primeiro que a qualidade da água influi muito para criação de peixe no âmbito comercial agora o material da bio digestora juntamente com compostagem de material orgânico da sim um ótimo adubo para pastagem e se falando em leite o melhor é mesmo um bom pasto de preferencia no período de seca.temos conseguido bons resultados com essa aplicação.
Caros Igor e Ulysses, muito boa suas abordagens e a resposta da Pricila fecha muito bem o entendimento.
Deve-se pensar que se a água está limpa (sem cor ou turbidez) e ainda tem bactérias do tipo coliformes, por exemplo, o tratamento com cloro vai resolver o problema.
E no caso do Ulysses o tratamento do esgoto da casa diminui muito o problema de saneamento ambiental da propriedade e melhora a qualidade da água dos mananciais (minas/poços/corregos) da propriedade.
Ainda quando a fonte de água é em área baixa e inundável deve-se, ficar atento para evitar o acesso de animais que vão prejudicar a qualidade desta água e aumentar a matéria orgânica e a contaminação.
Olá Vivian!
Eu que agradeço sua participação e também ficarei grata se encontrar algum exemplo do que deseja fazer e puder compartilhar conosco.
Um abraço,
Pricila
obrigada pela informação se eu tiver alguma outra informação sobre isso passo para o grupo
Olá Vivian, bom dia!
Você quer utilizar o biofertilizante para criação de peixes e depois (da criação) utilizar para irrigação? Não tenho muita experiência com criação de peixes mas acredito que para isso a quantidade de matéria orgânica da água tem que ser muito pequena e para utilização do biofertilizante (que tem muita matéria orgânica) você terá que realizar uma série de tratamentos. No seu caso, talvez a melhor alternativa seria utilizar os resíduos gerados na propriedade para produção de biofertilizante e biogás e utilizá-los na irrigação.
Somente como sugestão de criação integrada, tenho ouvido falar bastante sobre aquaponia que é criação de peixes integrada com a produção de hortaliças. Veja no link abaixo uma matéria da Embrapa Tabuleiros Costeiros sobre o assunto.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2767622/integrar...
Talvez neste caso você consiga tratar e aproveitar a água cinza (efluente da água da cozinha da residência rural que tem menor quantidade de matéria orgânica) para a criação de peixes.
Att.,
Pricila
Vivian dagnesi timpani disse:
Olá Ulysses!
Se você possui a produção de gás pelo biodigestor, a utilização do biogás para aquecimento da água da sala de ordenha é uma ótima alternativa. Você disse que tem criação de suínos também, certo? Outra opção, se for seu caso, é a utilização do biogás para o aquecimento das campânulas da creche.
Att.,
Pricila
Ulysses Pereira de Sousa disse:
Olá Igor, neste caso, acho que vai ajudar se você fizer a retirada periódica das fezes que ficam acumuladas neste local. Você pode utilizar este material para fazer um composto, por exemplo.
Att.,
Pricila
IGOR SALDANHA DE FREITAS disse:
pessoal,
aproveitando o tema cloração da agua, estou montando um sistema de reuso da agua da limpeza do estabulo e pretendo usa-la na irrigação passando primeiramente pela biodigestor e depois esta agua seria armazenada em uma lagoa na qual pretendo produzir peixes como renda extra para o produtor. Vcs sabem me dizer se terei problemas com os peixes nesta lagoa devido a origem da agua e como posso resolver? Terei que fazer algum tratamento para tornar agua usavel pelos peixes e pela irrigação do pasto?
inte
Bom dia, Pricila no meu caso uso uma fossa séptica para a residencia e uma bio digestora para o curral e chiqueiro onde a gera o gás mas já encontrei uma solução para o uso do gás. usarei sua queima para aquecer a Serpentina que aquece a água para higienização dos equipamento de ordenha e sala de ordenha.
Att.
Ulysses