Todas as publicações (101)

Classificar por
Dentre as principais inovações voltadas à intensificação sustentável da produção agropecuária, os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) têm se destacado, ao prover condições para ampliação e diversificação produtiva, com aproveitamento racional dos recursos naturais e eficiência no uso de insumos, conservação da qualidade ambiental, promoção da rentabilidade e da qualidade de vida dos produtores rurais. Na presente pesquisa, um estabelecimento de referência em ILPF foi analisad
O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) é conduzido há 37 anos por meio de parceria entre a Embrapa e a ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), com o apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu). O Programa envolve a colaboração de diversas instituições públicas e privadas, tais como as centrais de processamento de sêmen, órgãos de fomento à pesquisa (CNPq, Fapemig etc.), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e
O teste de progênie da raça Girolando foi iniciado em 1997, como resultado de uma parceria da Girolando com a Embrapa Gado de Leite. No ano de 2007, foi implantado o Programa de Melhoramento Genético do Girolando (PMGG), o que permitiu não somente a interação com os programas já existentes na Associação, como o Serviço de Registro Genealógico (SRG), o Teste de Progênie (TP) e o Serviço de Controle Leiteiro (SCL), mas também a criação do Sistema de Avaliação Linear do Girolando (SALG). O PMGG tem
A Embrapa Gado de Leite e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando realizam anualmente as avaliações genéticas e genômicas de vacas e de touros, utilizando os dados coletados pelo Serviço de Controle Leiteiro da Associação nos rebanhos associados e nos rebanhos colaboradores do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).
Anuário do Leite 2022. Uma edição com 116 páginas e 37 artigos, com indicadores do atual cenário da pecuária de leite no Brasil e no Exterior, além de análises de especialistas sobre temas atuais e tendências para o setor leiteiro. Destaque para os avanços em pecuária leiteira de precisão e o novo desafio de reduzir emissões de carbono na produção.

Resumo: A agricultura brasileira tem demonstrado resultados significativos nos últimos anos, em grande parte pela utilização de novas tecnologias, incluindo genética superior e boas práticas agrícolas. O controle biológico de pragas por meio de insumos biológicos ou bioinsumos é uma destas novas práticas, e compõe o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Para colaborar com os agricultores, técnicos e extensionistas públicos e privados, no reconhecimento de organismos benéficos e em como efetivamente

Neste documento são apresentados os resultados da 13º Prova de Pré-Seleção de touros candidatos ao teste de progênie do Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL). Importante destacar a participação de várias instituições nesta prova, a citar: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e as Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).
Desde as primeiras aplicações tecnológicas de mapeamento do meio ambiente em larga escala com a aerofotogrametria no pós-guerra, passando pelos lançamentos de satélites na órbita terrestre para imageamento da superfície e popularização do sensoriamento remoto, o gerenciamento da produção agropecuária obteve enormes benefícios com o surgimento de softwares e equipamentos dedicados à gestão territorial.
Em 2022 o Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene) completa 17 anos. Fruto do compromisso e persistência da Embrapa, representada por sua equipe técnica e gestores, e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (ACCOMIG/Caprileite), representada por seus criadores associados, técnicos e gestores, o Capragene apresenta uma trajetória vitoriosa de evolução ao longo dos anos.
A BRS Integra é a única cultivar da espécie forrageira Urochloa ruziziensis (syn. Brachiaria ruziziensis) desenvolvida para as condições de clima e solo brasileiros. É oriunda do programa de melhoramento genético conduzido pela Embrapa, visando disponibilizar aos agricultores uma cultivar forrageira cuja principal utilização será para a produção de palhada nos sistemas integrados de cultivo envolvendo lavoura, pecuária e floresta (ILPF).
A Brachiaria ruziziensis (sin. Urochloa ruziziensis) apresenta alto valor nutritivo, comparativamente às outras espécies do gênero. No entanto, a única cultivar disponível no mercado (Kennedy) tem demonstrado baixa tolerância à seca e alta susceptibilidade às cigarrinhas das pastagens. Dessa maneira, o Programa de Melhoramento de Forrageiras da Embrapa Gado de Leite selecionou uma cultivar superior registrada com o nome de BRS Integra, visando reduzir as limitações apresentadas pela cultivar com
: Neste documento, temos como objetivo apresentar algumas caracteristicas morfológicas e diagnósticas, assim como informações gerais sobre algumas das principais espécies de carrapatos com ocorrência no Brasil, em função dos seus aspectos em Saúde Única e importância econômica. Fornecendo aos técnicos que trabalham na área um guia com essas informações de forma rápida e precisa sobre a importância, morfologia, biologia e taxonomia das principais espécies de carrapatos de interesse nacional.
Capítulo 1: Introdução à edição genômica em plantas; Capítulo 2: Edição de genoma via non-homologous end joining (NHEJ) e ribonucleoproteínas (RNP); Capítulo 3: Edição de genoma por CRISPR/Casvia recombinação homóloga; Capítulo 4: Modulação da expressão gênica em plantas via tecnologia CRISPR/dCas9; Capítulo 5: Regulamentação da edição genômica em plantas no Brasil e no mundo.
Resumo: O Kit Embrapa de Ordenha Manual®, se corretamente usado e adaptado às condições da propriedade leiteira possibilita atender às novas normas de qualidade. O uso dos objetos e práticas recomendados pode reduzir em até 80% a contaminação bacteriana. Isto poderá significar mais lucro para o produtor nos programas de pagamento por qualidade das indústrias compradoras de leite.
Resumo: A água é uma substância de vários usos e essencial à vida. A falta de água potável pode colocar em risco a saúde das pessoas. Segundo a FAO, mais da metade dos leitos dos hospitais do mundo são ocupados por pessoas que ficaram doentes por consumir água inadequada para a saúde. Esta realidade exige esforços públicos e de cada indivíduo para aumentar a disponibilidade, melhorar o acesso e o uso de água de melhor qualidade. É neste sentido que o clorador de pastilhas será mostrado. É uma op