Bom Dia.
Sou técnico em agropecuária e trabalho assistência técnica para produtores de leite. Tenho uma duvida sobre adução de pastagens em sistema de pastejo rotacionado.
Ate quantos dias apos a retirada dos animais posso realizar a adubação? considerando que o pasto é cultivado Mombaça sem irrigação.
Respostas
sidney, sou de joao pinheiro noroeste de minas, tenho uma area de 3 ha plantado com braquiaria decumbes, onde pretendo iniciar um pastejo rotacionado com irrigação, vou fazer a correção solo de acordo com a analise, pergunta: quantos animais posso colocar durante o ano, sendo que no inverno darei silo milho, no caso do esterco de frango quantos kilos/ha posso jogar e quantas vezes por ano. obrigado
Sidney Lacerda Marcelino Carmo disse:
Prezado Wesley,
Sou Engenheiro Agronomo - Mestre em Genética e Melhoramento de Plantas, trabalho na Emater-MG e sou pecuarista de leite. Como experiencia própria acho primeiro passo seria observar o ciclo hidrológico, ou seja, se as chuvas estiverem regulares pode adubar após a saída do piquete, entretanto nos meus piquetes como as chuvas näo estäo bem distribuidas fiz uma adubaçäo pesada no início com intuíto de aproveitar a chuvas, uma vez que, näo sabia se iria chover mais. Depois vim corrigindo as partes que ficaram amareladas com as próximas chuvas, que graças a DEUS vieram novamente. Para se evitar perdas da adubaçäo por volatizaçäo hoje pode-se utilizar a uréia protegida e, se vc estiver perto de alguma granja de porco ou frango näo deixe de colocar a adubaçäo organica porque mesmo da proximidade da propriedade e ainda como experiëncia fica excelentes os piquetes.
Maximiliano Lacerda Lima disse:Boa noite Walfrides,sou extencionista do programa balde cheio e o primeiro passo que posso aconselhar vc a tomar é procurar um bom tecnico em sua região com boas referencias para que possa te orientar,pois começar um projeto abrindo uma area grande como vc relata é muito complicado pois envolve um grande investimento e quanto maior o investimento maior se torna o risco então não comece nada sem antes fazer um bom planejamento pois vc para começar algo grande precisa de uma boa equipe e isto hoje está difícil de conseguir pois depende de tempo e treinamento.Agora aconselho vc também repensar seu projeto pois pode-se conseguir altas taxas de lotação em áreas pequenas bem conduzidas,aqui em minas eu tenho projetos em andamentos onde estamos conseguindo lotação de 20UA/ha.Se eu puder ajudar em algo mais,estou a disposição.
Walfrides Marçal de Souza Filho disse:
Pessoal, sou analista de sistemas, trabalho a 10 anos na área, cansei de trabalhar pros outros, não sei nada sobre a produção de leite mas, estou louco pra ir pro campo, recentemente comprei uma área de 33ha, no município de Costa Rica - MS, sendo 26 de pasto, pretendo utilizar 20ha para rotação de pasto e 6 para volumoso. (essa é a ideia inicial, o que vocês acham?)
Minha pergunta é, pretendo jogar calcário logo nas ultimas chuvas de abril, para isso é melhor jogar antes da gradagem ou depois da gradagem? depois das outras seções de grade, qual a melhor forma de adubar? alguns dias antes do plantio? na hora do plantio da semente? ou alguns dias depois?
desculpe se a pergunta e basica!
att
para pastos irrigados posso aplicar a nitrogenada e logo depois começar a irrigação? afim de utilizar a água para empurrar a ureia pros solo?
Uma pergunta,
Boa noite Wescley,sou tecnico do programa balde cheio,credenciado pela FAEMG e FAERJ.Tenho vários projetos de rotacionado com Mombaça tanto irrigado como em sequeiro e quanto a parte de adubação de manutenção que é nitrogenada em geral com uréia aconselho que faça no dia seguinte a retirada dos animais do piquete,mas se não for possível nunca deixe ultrapassar o quarto dia pois daí em diante a absorção do nutriente pelo vegetal fica muito reduzida e a perda aumenta consideravelmente sendo mais adequado esperar a próxima passada dos animais.Também é importante lembrar que procure sempre trabalhar o Mombaça com altura de resíduo a 35cm e aplicar uréia sempre no período da tarde.Caso vc queira visitar algum de meus projetos estou a disposição é só entrar em contato para agendar. Abraços. Maximiliano.
Wescley de nada, conte conosco, abraços.
Bom dia Fernanda. Muito Obrigado por sua resposta me tirou algumas duvidas.Abraços
Prezado Wescley, quando usamos adubação após pastejo podemos nos orientar por três regras:
Primeira: QUANTIDADE DE RESÍDUO PÓS-PASTEJO - quando jogamos uréia ou outro adubo nitrogenado, nossa ideia que este chegue ao solo para rápida absorção, portanto quanto maior o resíduo de pastejo mais rapidamente terá que fazer a adubação de cobertura, senão com a rebrota, teremos um fechamento de área, fazendo que o adubo fique na parte área do dossel;
Segundo: EMISSÃO E SENESCÊNCIA DE RAÍZES - a planta tem uma maior eficiência de absorção do adubo após o corte do que em estado intacto. Quando a planta sofre pastejo, ocorre renovação da parte aérea (perfilhos) e também do sistema radicular, com senescência de raízes velhas. Logo após o corte, estas raízes novas ainda não tem capacidade total de absorção. Ocorre uma demanda por nutrientes sem capacidade de absorção máxima, podendo aumentar portanto a perda no campo;
Terceiro: MÃO DE OBRA E LOGÍSTICA DA PROPRIEDADE - no meu caso especifico, não conseguíamos adubar todo piquete pós pastejo, porque além de terem em média 0,75ha o maquinário e o funcionário, não estavam disponíveis a todo momento, portanto realizávamos uma adubação mensal de todos os piquetes. No nosso caso, subdividíamos os 200 kg/ha ano de Nitrogênio em 25% em outubro, 12,5% em novembro, dezembro, janeiro e fevereiro e 25% em março, com isso tínhamos uma lotação de 8UA/ha no período das águas, em pasto de 14 anos de idade.
Com isso Wescley, estou querendo dizer que as adubações de cobertura em pastagem, se irão ser logo após o pastejo ou 2,3,4 ou 30 dias depois, depende muito mais das características da propriedade, do que realmente de um pacote pronto!
Abraços
Fernanda
A adubação segundo sei podes fazer a qualquer altura desde que tenhas o adubo certo. O adubo npk preço depende de muitos fatores. O preço dos adubos NPK varia conforme fatores como qualidade, quantidade, tipo (orgânico ou inorgânico), método de disponibilização, comprometimento ambiental do fabricante, eficácia e nutrientes presentes. A Adufértil, atuante no setor agrícola desde 1980, é reconhecida por sua excelência na produção de fertilizantes. Eles oferecem produtos personalizados, compromisso ambiental e consultoria agrícola. Com ênfase na redução das emissões de CO2, a Adufértil oferece adubos NPK de alta qualidade com ótimo custo-benefício, essenciais para aumentar a produtividade agrícola e contribuir para o desenvolvimento de plantações mais produtivas.