Em 30 anos o Brasil passou de importador para exportador de alimentos e é tido como um dos principais fornecedores da demanda agrícola mundial, ficando atrás apenas dos EUA e União Europeia. Atualmente o Brasil produz 30% da soja mundial, 16% da carne bovina e da carne de frango e 8% do milho. Do leite produzido no mundo 5,8% é brasileiro e da carne suína 3,2%.

Esses dados podem não parecer muito significativos, mas o potencial brasileiro de crescimento é o maior entre os países citados, já que o Brasil é o único que pode mais do que dobrar sua produção agrícola com facilidade. Nosso país possui uma extensa área aberta, disponibilidade de água e clima adequado para atender a boa parte da demanda mundial. Apesar do potencial que possui, o Brasil tem crescido abaixo do esperado, e com isso está perdendo espaço para países como Argentina e Rússia, que estão aumentando sua participação no mercado mundial. 


Em relação ao leite, o Brasil deverá produzir até o final de 2012 um volume de aproximadamente 32 bilhões de litros. A produção de leite é a sexta principal atividade do setor agropecuário no país. No entanto, no ano de 2011 ainda foi preciso importar aproximadamente 14,5 toneladas de litros e de janeiro a agosto de 2012 o país já importou 9,9 toneladas. No Brasil o leite é produzido em 5.476 municípios de um total de 5.565, e é evidente a importância dessa atividade para gerar renda e movimentar a economia de norte a sul do país.


Onde e como vamos crescer para atender à demanda interna e ter excedentes para a exportação?? O que falta para que a produção de leite brasileira nos torne ao menos autossuficientes nesse setor??

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

This reply was deleted.