1º Se é possivel criar gado Jersey PO com manejo de pastagens piquetes em Minas Gerais e trato na seca?
2º Se não for possivel a pasto(acima), se posso criar Jersey PO confinadas sem sistema de climatização? em um sistema de confinamento mais simples, tipo um Tie Stall feito de madeira com sala de ordenha simplificada?
isso porque é muito dinheiro para se investir nesse sistema se for fazer em estrutura metalica e todo coberto com climatização
3º Se for trabalhar confinado(acima), o mesmo gado Jersey PO poderá comer somente capim picado por trator e maquina corta capim ou preciso fazer silagens?
5º Se for confinar, vai sobrar pastagens, é possivel faz silagem de brachiara? fica bom?
São muitas dúvidas e olhem que já trabalhei com Girolando em sistema de pastejo extensivo.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Caro Maximiliano,
Com todo respeito, mas não é necessário muito estudo nem muita inteligencia para saber onde é mais confortável, por informação já se sabe, se você conhecer pessoalmente, não vão restar duvidas.
Quanto a custos, vou usar um exemplo. Se você tem 50 vacas em lactação produzindo 500 litros/dia com baixo custo terá uma boa margem, se você tem 50 vacas produzindo 1500 litros/dia com um custo um pouco mais elevado, terá uma margem menor, mas como para nós produtores o que realmente interessa é a quantidade de dinheiro que sobra no fim do mês é melhor produzir 1500 litros/dia que produzir 500 litros/dia. Sem contar que o leite a pasto é apenas uma fase da vida do produtor, se quiser permanecer na atividade terá que evoluir, isso implica em ter vacas cada vez mais produtivas, que por sua vez são mais exigentes em alimentação, conforto e manejo. Este é o caminho, os produtores que você assiste hoje vão evoluir, dentro de 10 ou 15 anos, não vão produzir como hoje, não vão possuir a mesma vaca de hoje e isto não é ser contra o Balde Cheio, muito pelo contrário, a medida que estes produtores forem evoluindo será uma vitória para vocês técnicos, será a prova de que o trabalho de vocês não foi em vão. Mais se eles ficarem na mesma, daqui a 10 ou 15 anos estarão em uma situação igual ou pior que quando o trabalho começou. Você duvida que um produtor de 100 litros/dia já teve uma vida boa com esta quantidade a 30 anos atrás?
Boa noite Ronaldo,não sei em que escola vc estudou,mas existem pesquisas feitas na Embrapa gado de leite de Coronel Pacheco-MG e na Embrapa de São Carlos-SP que comparam o sistema de freestal e pastejo rotacionado e que se chegou a conclusão que tanto os resultados economicos quanto o conforto animal o sistema de rotacionado se destaca em relação ao freestal pois até a vida util dos animais aumenta cosideravelmente.Não quero que me entenda mal mas se quiser conhecer melhor o projeto estamos a disposição aqui em Minas.
Ronaldo Marciano Gontijo disse:
Boa noite Rodrigo,vejo que vc esta enfrentando as mesmas dificuldades que muitos produtores de leite enfrentam pela grande dificuldade de conseguir assistencia tecnica de qualidade pois existem hoje no mercado um grande número de tecnicos mal informados.Mas aconselho vc antes de tomar qualquer decisão sempre duvidar de tudo que lhe for proposto e algo que pode ajudar muito é vc viajar mais e fazer visitas em projetos em andamentos e conversar não somente com os tecnicos mas também com outros produtores.Se houver interesse posso disponibilizar visitas em propriedades que dou assistencia.
RodrigoTavares disse:
Com leite pago ao produtor novamente na casa dos "centavos", falta de mão de obra, falta de proteção e segurança no campo...
Acabei que desanimei de voltar a atividade que sou apaixonado, até na paixão tem uma linha tenue entre o raciocinio logico e a estupidez.
Caro Maximiliano,
Você está equivocado, é impossível uma vaca ter mais conforto no pasto que em um free-stall ou tie-stall. Não cabe nem discussão quanto a isto.
Na questão custo fica a questão; é melhor ter baixo custo ou alto lucro?
Maximiliano Lacerda Lima disse:
RodrigoTavares disse:
Ronaldo muito obrigado pela sua ajuda
Na propiedade tenho muita madeira como sucupira que morreram ou eucalipto, vi um produtor falando que vez o dele por 200 mil rsrs
Tenho pensamento diferente de anos atrás, hoje penso mais em qualidade, já tive 50 vacas em lactação pra tirar 400 litros de leite por dia, não que o rebanho era ruim e sim o manejo, como pastagem extensiva, como tinha muito gado faltavam outros cuidados.......
Portanto prefiro hoje 10 vacas em lactação tirando os mesmos 400 litros/dia, mas trabalhando com um gado assim preciso de uma estrutura melhor com ar condicionado ou ventiladores + aspersores tomando cuidado com stress termico.
http://www.milkpoint.com.br/mypoint/bolsanello/foto.aspx?idFoto=389...
Um tie stall como esse acima seria ideal, veja que é simples apesar da estrutura metalica e totalmente aberto.
Caro Rodrigo,
É possível criar jersey em pastejo rotacionado + concentrado e silagem + concentrado na seca.
Qual sistema de climatização você está se referindo, ar condicionado ou ventiladores + aspersores?
Antes de construir faça um orçamento, dependendo da região a madeira pode sair mais cara que a estrutura metálica. E cuidado com eucalipto, pois os tratamentos de hoje não estão resistindo mais que 5 anos, ao menos para mourões.
Se for confinar faça silagem de milho, sua dieta sairá mais barata que a base de capim.
Não faça silagem de brachiaria, nem mombaça, nem tanzania, e nem de capim elefante.