Prezados, Boa tarde
Quais seriam os pontos de estrangulamento para o produtor e principalmente tecnicos não utilizarem a amostra individual de leite para uso em sua rotina de trabalho, hoje esta ferramenta e de suma importância nas rotinas de manejo (Nutricional e Mastite) e tem um preço acessivel a qualquer tipo de propriedade desde a pequena até a grande.
Preço: 1,47 por animal com resultados de %gord,%prot e ccs individual de cada animal.
Att,
Avelino
Respostas
Olá Avelino!
Ótimo tema para discutirmos. O produtor que não realiza análise de leite para saber como está a saúde de úbere de suas vacas caminha no escuro. Muitas das práticas para controle da mastite estão relacionadas com o nível de infecção no rebanho, e por isso, ter essa informação em mãos agiliza a tomada de decisão e pode ajudar na redução de gastos.
Em se tratando das análises de composição, elas permitem uma avaliação indireta da dieta que está sendo fornecida aos animais, o que pode auxiliar numa futura mudança dos alimentos fornecidos, ou no manejo de alimentação. Enfim, ter informações como essas amplia nossa capacidade e velocidade de resposta a problemas que podem surgir.
O Cristian tocou num ponto importante: o custo das análises pode ficar alto se o produtor está muito distante dos laboratórios ou se tem poucos animais. Fazer as análises em grupo de produtores pode ajudar a reduzir custos e permitir o envio de amostras mensais.
Abraço a todos!
Letícia.
Prezados amigo, boa terde.
Concordo com o Sr. Cristian. Temos que valorizar o nosso trabalho diário e procurar empresas idôneas que paguem de forma justa a produção de leite, incluindo o pagamento por qualidade.
As análises individuais são bastante úteis para identificar o problema in loco, tanto em tanques, quanto em vacas permitindo realizar o tratamento de forma precoce e organizar a linha de ordenha, evitando-se desta forma a contaminação cruzada de animais que estão com mastites clínica ou sub-clínica.
Quanto ao custo, penso que este apresentado está bastante em conta, pois se imaginarmos que iremos gastar no máximo 3 litros/vaca/mês para cuidarmos de forma precisa a saúde dos animais e da qualidade do leite, então acho que justifica.
Att.,
Pedro F Repossi Jr
Médico Veterinário
Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce
Governador Valadares-MG
Cristian Armendaris disse:
Caro Avelino,
como pontos de estrangulamento percebo o comprometimento do produtor(ele deve ter um acompanhamento tecnico adequado e que estimule o uso dos dados continuamente) e o uso da tecnologia em si(equipamento e acesso a internet disponivel). Em particular, se a industria que recebe o leite não paga por qualidade acaba sendo tambem um ponto de estrangulamento
Hoje o envio e custos inerentes do processo não me parecem serem motivos para não realizar as analises.
Abro uma observação apenas: propriedades pequenas de fato tem o custo de envio como sendo o maior empecilho, mas como alternativa para baratear isso é o envio em conjunto com outros produtores, basta se organizar.
att
Cristian