Bom dia!
Gostaria de retomar o tópico sobre bem-estar com um novo enfoque: qual a percepção da comunidade Repileite acerca dos protocolos de certificação de condições e práticas de manejo para o bem-estar animal em sistemas de produção leiteira. Quais os protocolos conhecidos e qual a percepção sobre a aplicabilidade às condições brasileiras. Agradeço de antemão as contribuições.
Abraço!
Respostas
Segue o pdf do artigo, não consegui fazer o link funcionar...
bem estar.pdf
Se todos conseguirem disponibilizar ao menos alimento em quantidade suficiente para seus animais já será um grande feito.
Rogério,
confere o link pois não funcionou e o assunto é muito interessante.
Prezados,
Obrigado pelas respostas. Quando propus o tópico pensei em discutirmos protocolos propriamente ditos ou no mínimo, modelos de monitoramento e diagnóstico de bem estar em sistemas de produção leiteira, a exemplo do protocolo proposto pelo INAC do Uruguai para bovinos de corte, dos protocolos para diferentes espécies propostos pela HFAC- Humane Farm Animal Care e das ações propostas pela WSPA - Sociedade Mundial de Proteção Animal, entre outras. Sobre a questão, no Brasil, sugiro a leitura do seguinte artigo - http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84782012005000044 , intitulado Métodos de diagnóstico e pontos críticos de bem-estar de bovinos leiteiros.
É um artigo escrito por brasileiro e discute a questão em nossa ótica.
Boa leitura e bom final de semana!
Temos já muita coisa sobre esses protocolos. Pode começar do jeito que achar melhor.
Dr. Rogério.
No nosso entender, estes são os Protocolos Técnicos que pretendo discutir e desenvolver.
PROTOCOLOS TÉCNICOS.
Naturalmente que será uma árdua tarefa, caso profissionais da área desejem participar poderemos abrir um Fórum específico para tal.
Atenciosamente.
Médico Veterinário Romão Miranda Vidal.
Prezados Romão e Sidney,
Obrigado pela participação. Romão - Aguardamos sua postagem com os protocolos.
Abraço!
Srs. Muito bem colocada a discussão. Coincidência ou não, estou implantando um Sistema de Produção de Leite, em Palmas,Tocantins,para produzir inicialmente 60.000 liros/dia. Os Protocolos já os relacionei, mas acredito ser uma tarefa que irá exigir uma interdisciplinaridade considerável. Outro fator que irá exigir muito raciocínio lógico diz respeito a Ambiência e o Meio Ambiente. Vou relacionar os Protocolos e colocá-los para discussão.
Atenciosamente.
Médico Veterinário Romão Miranda Vidal.
Eu tenho muito interessa no assunto. Não conheço protocolos formais.
Mas indiscutivelmente estamos caminhando para isso. Queremos alimentos saudáveis e sustentáveis. Nada de maltratar animais para alimentar pessoas.
Vou seguir com atenção o assunto.