De acordo com a FAO, as Boas Práticas Agropecuárias (BPA) tratam da implementação de procedimentos adequados em todas as etapas da produção de leite com o objetivo de assegurar que o leite e os seus derivados sejam seguros e adequados para o uso a que se destinam, e também que a propriedade rural permaneça viável do ponto de vista econômico, social e ambiental.
Para atingir este objetivo, os produtores de leite devem aplicar os princípios de boas práticas minimamente nas seguintes áreas:
• saúde animal;
• higiene na ordenha;
• nutrição (alimento e água);
• bem-estar animal;
• meio ambiente e
• gestão socioeconômica.
Nesse contexto, gostaríamos de saber dentre os itens listados acima qual você acha mais fácil e o mais difícil de implementar? Por quê?
Obs.: anexo o Guia da FAO sobre BPA na pecuária de leite. Boa leitura!
Respostas
Bom dia Roberto!
Concordo com você que a princípio as ações ligadas à higiene da ordenha sejam mais fáceis de serem implementadas, pois não exigem investimento adicional, e sim mudanças simples nos procedimentos a serem executados. Esse item também apresenta um resultado muito bom de imediato, com reflexos na diminuição da CCS e da CBT do leite, fruto do melhor controle da mastite e melhor higiene do equipamento de ordenha.
Quanto ao aspecto econômico, a gestão das propriedades leiteiras merece uma atenção especial. Todas as ações de implementação das BPAs se refletirão naquele item, e as tomadas de decisões baseadas em informações corretas da gestão econômica tendem a ser mais assertivas e apresentar resultados positivos e sustentáveis no longo prazo. Contudo, é um item normalmente pouco conhecido na teoria e na prática, o que dificulta a sua implementação por grande parte dos produtores de leite.
Aproveito para deixar o link do GISLEITE da Embrapa Gado de Leite, um sistema de informação gerencial para gestão zootécnica e econômica de unidades de produção de leite, com acesso livre e gratuito e que pode ser usado por produtores, técnicos e extensionistas rurais.
http://gisleite.cnpgl.embrapa.br/
Bom trabalho!!
Bom dia. Com exceção da gestão socioeconômica, todos os outros ítens tem peculariedades próprias e dinâmicas de acordo com a tecnologia utilizada, pois são ações que envolvem manejo e rotinas, porém, de fácil adoção. Respondendo a pegunta, Acho mais fácil implementar as ações de higiene na ordenha e mais difícil a gestão sócio econômica.