Capim Pioneiro

Boa tarde, pessoal.

Sou estudante de Agronomia e estou fazendo um trabalho para a empresa júnior do curso sobre o aumento da produtividade no rebanho leiteiro. Um dos tópicos faz referência ao manejo de pastagem, mais especificamente, ao uso do capim pioneiro. Depois de realizar busca em diversos sites, não consegui informação sobre a venda dessa variedade. Alguém que já tenha utilizado esse capim poderia me ajudar com relação a orçamento ou onde posso encontrar o produto à venda? Desde já, agradeço. Abraço.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Obrigado a todos pela contribuição. Foi de grande ajuda. 

  • A cultivar Pioneiro é resultado do Programa de Melhoramento Genético de Plantas Forrageiras desenvolvido na Embrapa Gado de Leite. Esta cultivar é a primeira no mundo desenvolvida para uso específico sob pastejo.

    O capim Pioneiro é fruto de vários anos de trabalho de melhoramento genético que envolve cruzamentos e avaliações dos genótipos durante anos. Seus genitores foram as variedades Três Rios e Mercker Santa Rita.

     

    Características:

    A cultivar Pioneiro caracteriza-se pela rapidez de crescimento pós-pastejo e tem grande capacidade de lançamento de perfilhos aéreos e basais. Além destas vantagens, a nova cultivar possui rápida expansão do diâmetro da touceira, ocupando os espaços vazios da pastagem, resultando em maior cobertura do solo e maior disponibilidade de folhas para o gado. Outros fatores positivos são o excelente poder germinativo das estacas, possibilitando a implantação de pastagens sem falhas, além da boa aceitabilidade pelos animais. A produção de matéria seca anual foi de 46.735 kg/ha/ano; em relação ao número de perfilhos/m², em média a cultivar Pioneiro produziu 44 basais e 189 aéreos. Quanto ao teor de proteína, após 30 dias de descanso, foi de 18,50% e os coeficientes de digestibilidade foram de 62,80%.

    • As mudas da nova cultivar de capim-elefante Pioneiro estão sendo produzidas pela Embrapa-Gado de Leite, pela Nestlé e pela Coopagro. As primeiras serão distribuídas, inicialmente, aos criadores do Norte do estado de Minas Gerais. Em uma segunda fase, as mudas da cultivar Pioneiro serão disponibilizadas para produtores de outras regiões do Brasil. Os produtores interessados em receber gratuitamente uma amostra do novo material para teste, podem contactar a Embrapa-Gado de Leite, a fim de se cadastrarem, no seguinte endereço: Rodovia MG 133, Km 42 - Coronel Pacheco (MG). CEP: 36155-000, ou pelo telefone (032) 215-8550.


    Recomendações de plantio:

    • O plantio deve ser realizado durante o período chuvoso ou com uso de irrigação.
    • O plantio deve ser feito em sulcos de 20 cm de profundidade, espaçadas de 50cm a 60 cm.
    • As mudas devem ser distribuídas no fundo do sulco, com sobreposição de ponta e pé, cortando-se os toletes a cada 70 cm.
    • Recomenda-se fazer análise da fertilidade do solo.
    • No plantio, utilizar apenas a adubação fosfatada.
    • O nitrogênio e o potássio são distribuídos em cobertura, parceladamente, durante o ano.
    • Quando as plantas atingirem 1,60 m a 1,80 m de altura, deve-se fazer um pastejo suave para uniformização da pastagem, seguido de uma roçada realizada na altura de 20 cm
    • Dividir a pastagem em 11 piquetes de tamanho similar.
    • O início do pastejo rotativo ocorrerá quando a pastagem atingir novamente cerca de 1,60 m de altura.
    • Devido ao rápido crescimento do capim, sugerem-se 30 dias de descanso, três de pastejo e uma carga de 4 a 5 UA/ha.
    • Para acelerar o crescimento da pastagem, deve-se evitar a ocorrência de superpastejo, deixando um resíduo de 10 a 15% de folhas.

    Capim pioneiro

  • Boa noite, Hernandes.

    Não seria Capim Nativo? Pois nunca ouvi falar de Capim Pioneiro!!!

This reply was deleted.