Dejetos bovinos para produção de biogás e biofertilizante por biodigestão anaeróbica
Indico a leitura desta circular da Embrapa para iniciarmos uma troca de informações buscando entender quais são e porque existe diferenças entre os produtores na maneira de manejar/tratar e considerar os resíduos da produção agropecuária como oportunidade
Respostas
Bom dia Jorge, realmente é uma oportunidade a tecnologia de biodigestor para produção de biogás e energia.
Por favor envie um e-mail para marcelo.otenio@embrapa.br
Jorge Tardin Junior disse:
Bom dia Dr Marcelo, estou justamente buscando informações sobre biodigestor.Pretendo instalar um na propriedade onde tenho 30 vacas leiteiras que ficam confinadas durante todo e vão para o pasto a noite. Estou buscando informações que me orientem sobre viabilidade.
Bom dia agradeço sua dica vou providenciar o que temos de vídeo e postaremos assim que possível.
Vânia Oliveira disse:
Bom dia, o uso de biodigestores tem se tornado cada dia mais comum entre os produtores de bovinos de leite e de corte. Algumas fazendas conseguem produzir excedente de energia. No formato hoje com apoio legal de geração distribuída eles produzem energia elétrica injetam na rede da concessionária e recebem créditos que podem ser abatidos na sua conta de energia e/ou comercializado tanto com pessoas físicas como com pessoas jurídicas. A produção de biogás é então uma oportunidade para o produtor tanto ambientalmente quanto economicamente!
William Fernandes Bernardo disse:
Oi Marcelo, esse assunto é de extrema importância e o que observo é uma grande adoção dessa tecnologia no momento. Porém, devido a pouca informação sobre o referido assunto, têm deixado de implementá-la.
O material está bem técnico para o público a que se destina. sugiro que divulgue um material com linguagem menos técnica, mais resumido e também algum vídeo para facilitar o entendimento.
Dr. Marcelo, li hoje o editorial da Revista Balde Branco de fevereiro/19 do Dr. Pedro Arcuri, que ele faz o seguinte comentário sobre a produção de biogás: "Para sistemas de produção de leite em confinamento, a tecnologia de produção do biogás a partir do esterco tem vantagens competitivas, pois reduz odores e moscas, e gera energia e biofertilizante de excelente qualidade, a ser utilizada para produção de volumoso e silagem. É 'energia 3.0', moderna e sustentável".
Poderia comentar sobre o uso de biodigestores para a produção de energia em fazendas de leite?
Obrigado!