Cooperação internacional da agricultura brasileira

As conquistas do Brasil na agricultura tropical podem ser adaptadas para a realidade de outros países tropicais, particularmente para a África. Podemos transferir tecnologias que possam gerar soluções para países africanos. Ao mesmo tempo, aprendemos e geramos conhecimento em parceria com instituições africanas. Em contrapartida, o Brasil pode promover uma expansão da fronteira agrícola. Os avanços da diplomacia brasileira na África são evidentes. Até o final de 2002, havia apenas 18 embaixadas brasileiras em território africano; atualmente, são 37.

O Brasil se encontra em condição e deve exportar tecnologias agropecuárias para outros países da zona tropical? O que o país ganha com isso?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Pricila

    Tenho como repassar a apresentação, mas só na forma de pdf. Ai se perdem muitas das fotos e a discussão fica prejudicada. Me mande um e-mail.

     

    Ronaldo

    O que pode acontecer é justamente o contrário. Os africanos confiarem mais em nós e em nossos produtos e sermos mais demandados. Ai a situação ficará por conta do setor produtivo estar entrosado suficiente para vários elos do setor se beneficiarem.

     

    Um abraço

     

    Sergio

  • Olá Sérgio!

    Tem como você disponibilizar esta apresentação com os comentários?

    Abraço,

    Pricila
     

  • Caros participantes

    A pergunta se ganhamos já tinha uma resposta, ganhamos, e ganhamos muito. Mas podemos iniciar lista sobre o que ganhamos e perdemos.

    Ganhamos:

    • Para técnicos que vão à África - Aprender práticas que não conhecíamos e que podem ser aplicadas aqui, culturas que nos ajudam no dia a dia, soluções simples que não havíamos pensado,
    • Para a Embrapa e o país - Interagir significa ampliar horizontes tanto para nossas instituições quanto para técnicos recém formados, a internacionalização da Embrapa reforça uma imagem positiva do país,
    •Para ensino - abrem-se portar para que inúmeras pessoas busquem o nosso país para treinamento no lugar do costumeiro treinamento no hemisfério norte,
    •Desenvolvimento de tecnologias - técnicos que venham a estudar aqui e/ou só venham interagir conosco geram tecnologias e soluções que são aplicáveis a nossa realidade tropical, o hemisfério norte faz isso a muitos anos e levam muitos dos nossos "cérebros",
    •Benefício para a sociedade - A sociedade ganha em imagem junto a outros países e o comércio/insumos pode ampliar seus horizontes.
     
    Perdemos:
    - Não parece real para mim e para outras pessoas que estiveram na África que aumentará a concorrência, principalmente porque a demanda interna da África é enorme, esta demanda pode se tornar sim um benefício que encontra no Brasil endereço para ser resolvida,
    - Poderíamos estar trabalhando aqui - este talvez fosse um tema a ser melhor discutido, mas não devemos nos fechar a oportunidades
     
    Concordo com vc Myrian, é necessário criar oportunidade de relato de experiências, de preferência de forma atrativa, como as que acredito ter feito. Criei o que chamo de relatório/apresentação em power point. É um relatório enxuto, recheado de fotos e comentários técnicos/culturais para ser apresentado em cerca de 20 minutos com mais outros de conversa.
     
    Estamos começando a navegar neste tipo de ação, estou gostando, valorizando o Brasil lá fora e, quando estou lá, lembrando o quanto já conquistamos.
     
    Abraços, continuo a disposição para mais bate-papo sobre o assunto.
     
    Sergio
  • Olá Pricila,

    Realmente o país ganha reconhecimento, os pesquisadores e técnicos que vão transferir esta tecnologia vão ganhar prestigio e dinheiro. Para nós produtores resta pagar esta conta, pois somos nós que vamos sofrer com o aumento da oferta e consequente queda dos preços.

  • Olá Sérgio!

    Acredito que o Brasil tem condições de exportar as tecnologias, sim! Como disse a Myriam, e assim como acontece nas diferentes regiões do nosso país, é importante conhecer o cenário para saber o que pode ser feito e que tecnologia deve ser aplicada no país. E, discordando do Ronaldo, é importante este tipo de trabalho. O país ganha reconhecimeto, torna-se referência e isso pode abrir portas para o Brasil em outras atividades.

     

     

  • Prezado Sergio, 

    Eu creio que o Brasil tem condição de exportar tecnologias, mas não deve fazer isto, pois só vai ganhar concorrentes.

This reply was deleted.