Cooperação internacional da agricultura brasileira
As conquistas do Brasil na agricultura tropical podem ser adaptadas para a realidade de outros países tropicais, particularmente para a África. Podemos transferir tecnologias que possam gerar soluções para países africanos. Ao mesmo tempo, aprendemos e geramos conhecimento em parceria com instituições africanas. Em contrapartida, o Brasil pode promover uma expansão da fronteira agrícola. Os avanços da diplomacia brasileira na África são evidentes. Até o final de 2002, havia apenas 18 embaixadas brasileiras em território africano; atualmente, são 37.
O Brasil se encontra em condição e deve exportar tecnologias agropecuárias para outros países da zona tropical? O que o país ganha com isso?
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Pricila
Tenho como repassar a apresentação, mas só na forma de pdf. Ai se perdem muitas das fotos e a discussão fica prejudicada. Me mande um e-mail.
Ronaldo
O que pode acontecer é justamente o contrário. Os africanos confiarem mais em nós e em nossos produtos e sermos mais demandados. Ai a situação ficará por conta do setor produtivo estar entrosado suficiente para vários elos do setor se beneficiarem.
Um abraço
Sergio
Olá Sérgio!
Tem como você disponibilizar esta apresentação com os comentários?
Abraço,
Pricila
Caros participantes
A pergunta se ganhamos já tinha uma resposta, ganhamos, e ganhamos muito. Mas podemos iniciar lista sobre o que ganhamos e perdemos.
Ganhamos:
Olá Pricila,
Realmente o país ganha reconhecimento, os pesquisadores e técnicos que vão transferir esta tecnologia vão ganhar prestigio e dinheiro. Para nós produtores resta pagar esta conta, pois somos nós que vamos sofrer com o aumento da oferta e consequente queda dos preços.
Olá Sérgio!
Acredito que o Brasil tem condições de exportar as tecnologias, sim! Como disse a Myriam, e assim como acontece nas diferentes regiões do nosso país, é importante conhecer o cenário para saber o que pode ser feito e que tecnologia deve ser aplicada no país. E, discordando do Ronaldo, é importante este tipo de trabalho. O país ganha reconhecimeto, torna-se referência e isso pode abrir portas para o Brasil em outras atividades.
Prezado Sergio,
Eu creio que o Brasil tem condição de exportar tecnologias, mas não deve fazer isto, pois só vai ganhar concorrentes.