Comecei a fazer um projeto, com crescimento orgânico, e uma meta de produção e produtividade a ser alcancada numa data alvo no futuro.
Muito material tecnico e planilhas bem elaboradas para monitorar os custos pude encontrar aqui no site da Embrapa.
Um desafio que deparei é o custo de formacao do rebanho. Nao considero que uma vaca de qualidade tem que se pagar. As vacas iniciais sao para fazer o rebanho e dai em diante ele cresce de forma organica e sistematica.
MAs qual a melhor forma?
i- Inicar com o rebanho completo, mas com vacas inferiores e melhorar o potencial genético com isseminação e planejar o crescimento conforme o progresso esperado? Ir investindo em manejo À medida em que a qualidade do rebanho vai evoluindo.
ou
ii- iniciar com poucas vacas de alto potencial e com manejo de alta tecnologia, e ir almentando a área à medida em que o rebanho cresce conforme o planejado.
São dois planos diferênte, qie visam no final de um peróodo o mesmo resultado.
No meu caso:
60 vacas de 6000l/lacatacao, e manejo de alta tecnologia.
Em termos de tempo para alcançar não uda muito entrei- e ii-
Em termo de investimento, i- o investimento mais caro é na faze final, porém, durante a curva de melhora trabalha-se com um custo/litro alto, e em ii- o investimento é alto no inicio; mas trabalha-se com um baixo custo /litro ao longo de todo o processo.
Alguem poderia compartilhar a experiencia própria?
Uma dado que não consigo é o preço das vacas conforme abaixo:
vaca de 3000litros/lactacao
vaca de 4000litros/lacatacao
vaca de 5000litros/lacatacao
vaca de 6000litros/lacatacao
vaca de 7000litros/lacatacao
Se alguem puder me ajudar com esses valores, eu poderia simular a curva de investimento e retorno para os casos, considerando um projeto de duracao de 20 anos.
meu alvo final são 120 cabecas e 2000/dia
Respostas