Houvi dizer sobre a homeopatia para vacas leiteiras no caso da mastite. Conversei com a biologa sra. Roberta da empresa Bio Boi situada em Goiânia-GO. Pois parece ser bem vantajoso esse tratamento contra mastite. Olhas as vantagens:
- Não deixa residuos no leite, pois o principal objetivo da pessoa que tira leite, é o proprio leite, assim vc pode tratar o ano inteiro sem deixar residuos no leite.
- Não tem manejo no curral , que é uma coisa estressante para as vacas, pois se ela estressa, ela não solta o leite devido, fazendo redução.Pois tratamos diretamente no cocho com sal mineral, la no pasto onde elas estão se alimentando sem sofrer estresse de manejo
- Ganhamos tempo para outros afazeres .
- Diminui a CCS no caso de mastite subiclinica, prevenindo para uma mastite clínica.
Acredito ser um bom tratamento contra mastite, pois tenho visto que a mastite é uma das grandes dor de cabeça do produtor de leite, ela dá muito prejuízo, principalmente quando chega na fase clínica, onde haverá um desperdício de leite até o final do tratamento com antibióticos.
Por isso que devemos fazer a prevenção da mastite, não deixar acontecer para efetuar o tratamento.Prevenir é o melhor remédio.
Ewerton-Itauna-MG
Respostas
Prezado Ewerton,
Como contribuição, é preciso apenas lembrar que o tratamento para mastite, seja ele com homeopatia ou medicamento alopático, é apenas parte de um programa de controle dessa doença tão prejudicial para as vacas e para a propriedade leiteira. As práticas de prevenção, como desinfecção de tetos, limpeza e manutenção do equipamento de ordenha, ambiente limpo e confortável para os animais, são fundamentais para a redução dos índices de mastite no rebanho. Práticas isoladas de tratamento não fazem milagre.
Abs,
Letícia.