Respostas

  • nossa,  então vou fazer já.

    Eu comecei a planejar o tratamento da vaca seca mas seria a partir das próximas.

    Já vou preparar. Muito obrigado pela dica.

  • Prezado Sidney,

    Não é o caso de você descartar a vaca, a gente considera que o teto está perdido quando o mesmo seca e os outros continuam produzindo. O que você fez errado foi não aplicar o medicamento de vaca seca, ele não é usado para tratar casos de mastite clinica, mas sim para tratar as mastites subclinicas e para prevenção de novos casos durante o periodo seco. Se sua vaca estiver com previsão de parto para mais de 30 dias você ainda deve fazer o tratamento de vaca seca, é simples e barato, é só aplicar uma bisnaga em cada teto. 

    Um abraço

    Ronaldo

  • só foi um teto. Acho que foi contaminação ambiental pois ela machucou a ponta do teto. Estava no meio da lactação. Quando tomou antibiótico diminuiu drasticamente a produção. Ficou mais uns 3 meses só com o bezerro.

    Agora ela está seca mas não fiz o tratamento pois depois do primeiro tratamento parece que resolvel.

    Será que a alternativa nesses casos é passar a vaca para frente? Abate?

  • Prezado Sidney,

    Sua vaca teve mastite em quantos tetos? Foi mastite ambiental? Estava no inicio ou fim de lactação? Você fez tratamento com antibiotico especifico para vacas secas? Geralmente só se perde o teto afetado, e não é por causa do antibiotico, e sim por causa da doença em si.

    Sidney Alves Bastos disse:

    Que pena. Eu tive um problema desses.

    A vaca foi tratada porém secou o leite todo. 

    Será que no novo parto não terá uma recuperação? O antibiotico mata as células produtoras de leite?

  • Que pena. Eu tive um problema desses.

    A vaca foi tratada porém secou o leite todo. 

    Será que no novo parto não terá uma recuperação? O antibiotico mata as células produtoras de leite?

  • Prezado André,

    Depois que o quarto secou é tarde demais, já era.

    Um abraço

    Ronaldo

  • Prezado André,

    excelente pergunta, principalmente agora que estamos vivenciando o problema da CCS alta nos rebanhos. Quando fazemos a pergunta de uma forma geral, mastite tem cura ? Eu responderia que não pois é uma doença endêmica dos rebanhos leiteiros e precisamos aprender a conviver com esta doença nos menores níveis possíveis. Entretanto, quando fazemos a pergunta de uma forma mais específica, levando-se em consideração a forma de manifestação da doença e o agente etiológico envolvido na infecção intramamária, mastite tem cura? Eu responderia que sim, mas depende da situação, pois a cura pode ser espontânea, por meio da CCS, ou pode ser por meio de tratamento com antibiótico. Ressalta-se aqui que a aplicação do antibiótico no tratamento da mastite tem efeito curativo e preventivo.


    Abraço,

    Guilherme

  • e depois que secou o quarto-mamário. Tem o que fazer?

  • Prezado André,

    A mastite tem cura sim, desde que o tratamento seja feito imediatamente após você diagnosticar a doença, é só aplicar o medicamento imediatamente após esgotar o leite da vaca. O ideal é fazer um intramamário, um antibiotico injetavel e um antiinflamatorio caso não esteja presente na formulação do antibiotico. Sobre quais medicamentos usar e as dosagens consulte um medico veterinario. 

This reply was deleted.