Quem atua como extensionista ou presta serviços pra fazendas produtoras de leite, vocês enfrentam muitas dificuldades para implantação da ordenha higiênica ?
Principalmente quando se trata de produtores antigos e/ou pequenos produtores sem muita informação sobre ?
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Obrigada vou levar essas dicas a campo.
Isamara, sou Instrutor do Senar e o 1º passo que faço na 1ª visita é observer e conversar muito com o produtor sobre o que ele quer.
Procuro conhecer sua história... ver onde ele quer chegar... se ele vai receber mais $$$... se ele tem perfil para mudança independente da escolaridade ou idade ... quais suas expectativas com a consultoria...
Depois disso ofereço os conhecimentos e manuais, pois ele sabe que o leite tem que ser bom... e normalmente sabe o que fazer... mas coloca culpa na mão de obra desqualificada.
Higiene é questão de Hábito. H=H
Li os comentários sobre sua publicação.
Vou começar a prestar serviço sobre a Ordenha higiênica.
Gostaria de saber quais os passos que vocês realizam na primeira visita a propriedade. Já tenho um manual pronto pra entregar a cada produtor.e também pensei em levantar alguns dados sobre a propriedades,quais métodos que os produtores usam pra depois por em pratica meus conhecimentos.o que vocês acham.
Boa noite Pricila!
Voce disse que "os laticínios podem ajudar" e podem e devem entrar na 'briga' como agentes indutores, pois são eles os beneficiários mais imediatos do resultado da melhoria da qualidade do leite, porem é necessario que o MAPA entre cumprindo com sua ação fiscalizadora, propondo (ou obrigando) a todos os capatadores/processadores de leite, mesmo os eventuais a agirem num grande "mutirão" pela causa; poderiam bancar equipes tecnicas para repassarem a todos seus fornecedores as normas da nova IN, ate porque eles sabem os caminhos de todas as fazendas e conhecem bem cada um de seus clientes; mas teria que ser válido para todos no superlativo.
Um abraço a vc e Jair.
Olá Jair e senhor Nivaldo!
Jair, quando vi sua publicação, imaginei mesmo que fosse falar sobre a dificuldade ao "convencer" os produtores, principalmente os mais antigos, a realizarem as boas práticas. Realmente, é uma tarefa desafiadora e como disse o Nivaldo, os laticínios podem ajudar beneficiando os produtores com leite de melhor qualidade. Para os produtores que "sempre fizeram assim" é difícil entender que mudar hábitos pode trazer benefícios ainda mais se isso não tiver retorno financeiro visível. Digo visível pois mesmo não sendo remunerado por qualidade, melhorando a higiene na ordenha, estamos cuidando da saúde do animal o que leva à redução de custos que não é visto pelo produtor. Apesar de ser difícil, vale a pena encontrar um produtor que seja mais receptivo às mudanças e fazer dele um bom vizinho, para que ele possa passar as boas experiências para produtores mais resistentes.
Abraços,
Pricila
Pois é Sr Nivaldo, trabalhei em um laticínio no interior da Bahia e vi o quanto era difícil convencer os produtores a mudarem seus hábitos, errados, mas não obteve sucesso. Hj pela faculdade estou num projeto de extensão auxiliando pequenos produtores de leite de cabra da região de petrolina, dentre as diversas ações tem as boas práticas na ordenha, pelo que tenho visto os produtores de leite de cabra se importam bem mais com a higiene do que os criadores de vaca, acho que isso vem da "cultura" de antigamente. Obrigado aí pelo comentário
Boa noite Jair!
Trabalho nesse setor há mais de duas décadas e realmente é um desafio; qdo vc tem bons animais, não tem mão de obra qualificada, o equipamento é sub dimensionado ou não tem a manutenção adequada e ai vem problemas intercorrentes de ambiência, manejo, nutrição que leva a outros como doenças, reprodução etc. A grande dificuldade é dizer o que é necessário ser dito, porem do jeito que eles querem ouvir(comunicação). Não há milagres e não se pode pular etapas na busca por um produto de qualidade, pode ser feijão, cana de açúcar, café, milho etc. O grande problema é "que todo o leite é branco", pois se houvesse uma gradação de cor em proporcionalidade com a qualidade do leite... Mas é urgente repassar estas informações aos nossos produtores e que os laticínios (todos, eu disse todos), possam de fato agir, premiando aqueles que fizerem o dever de casa com a presença constate do MAPA.