A utilização da palma forrageira na alimentação de vacas em lactação tem sido bastante difundida na região nordeste.
Sendo assim, gostaria de discutir aqui sobre as experiências vivenciadas com o uso dessa cactácea como componente da dieta para animais em lactação, bem como, ajudar na definição de estratégias para uso.
Vcs teriam algum relato, dica de utilização ou pergunta a fazer sobre a utilização dessa planta?
Respostas
Como complemento para essa discussão, indicamos 2 cartilhas sobre palma forrageira que foram desenvolvidas pela equipe da Embrapa e que estão disponíveis na RepiLeite.
Não deixe de acessar: http://www.repileite.com.br/profiles/blogs/download-cartilhas-com-l...
Pode ser que as vacas não bebam água por estarem alimentando com dieta com muita palma, mas é sempre importante ter água disponível e de qualidade sempre disponível. Ou seja, animais alimentados com palma devem ter água disponível em quantidade e qualidade.
Prezados,
O que estou entendendo e gostaria da correção por favor, se tenho agua suficiente não precisa fornecer a Palma forrageira.
Gláucio Lima
Muito Obrigado, Elizabeth.
Renato favor acessar
https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1007523/ta...
Bom dia.
Atuo na região Sudeste e Centro Oeste e não temos disponibilidade da palma forrageira.
Tenho interesse em conhecer.
Alguem tem análise bromatológica que possa disponibilizar?
Desde já agradeço.
Alex a palama deve ser suplementada com fontes de fibra e proteína, além dos demais componentes
No artigo http://www.ipa.br/publicacoes_tecnicas/Pal01.pdf fica evidenciada a importância da palma não ser oferecida como alimento único
Alex Gomes da Silva Matias disse:
Sim Adlato a Palma Forrageira também é um excelente volumoso para ovinos e caprinos. Lembre-se da importância da dieta estar bem balanceada.
adalto campana texeiras disse:
Pessoal boa tarde gostaria de saber o seguinte,palma forrageira pode ser fornecida a ovinos?
Pois é Hugo, é normal a redução do consumo de água de bebedouro quando os animais se alimentam de palma. Em experimentos que realizamos por aqui, as vacas que consumiam acima de 60 kg de palma deixavam de consumir água. Isso não é um problema, mas quando a palma é retirada da dieta é interessante observar se o consumo de água volta ao normal. Algumas vezes é necessário estimular o consumo de água de bebedouro após a retirada da palma.