Meus amigos,

Assumi a produção leiteira do meu pai em setembro de 2012, onde até então era levada sem nenhum controle, assistência e com o mínimo possível, meu pai deixava que o peão fizesse tudo, da forma que quisesse, ele nem sabia quantas cabeças tinha na propriedade, o saldo era sempre Preto, bem abaixo do Vermelho.

Por oportunidade e quase falta de opção assumi a produção e desde então venho investido todo meu tempo, com muita dedicação, estudo, pesquisa e controles.

Hoje consegui quase empatar o saldo, e sem poder fiz o investimento em uma assistência técnica, com ótimas referências.

A questão é, o primeiro pedido foi que me ajudasse a comprar umas novilhas que eu já tinha olhado, ele (veterinário) foi, elogiou, disse até que se eu não comprasse, ele compraria, pois bem, comprei, fez todos os exames (brucelose e tuberculose) e falou que tava tudo ótimo.

Em um curso na minha propriedade do Senar o instrutor quando questionei que meus animais que comprei tinha verrugas, ele de cara mandou eu descartar (sem saber que eu tinha acabado de comprar), falou que iria contaminar meu rebanho, que era muito sério e tudo mais, comentou dos tratamentos (cortar, aplicar sangue no músculo e etc), mas falou que ele recomendaria descartar.

Quando questionei meu técnico, o veterinário, ele disse que não corria riscos, afirmando que elas não teriam contatos com animais novos (bezerros) e os mais velhos não corriam risco de pegarem.

Pois bem, o veterinário sabia das verrugas quando fui comprar, me recomendou comprar, e aí, em quem confiar, sendo que os 2 são veterinários experientes? O que fazer?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Prezado Eizame,
    Estou tendo bons resultados com produto homeopático , porém lhe aconselho fazer o controle preventivo em todos os animais.
  • Eizame,

    A primeira grande lição vc já teve - nunca escute um só. Converse bastante com vários proprietários, antes de tomar qq decisão. Principalmente com seu pai e outros mais velhos.

    Verruga tem cura; por exemplo: Verruclin cura. Pingar ou pincelar Marfix (marca a frio do gado) - apenas sobre a verruga - derruba , seca e cura. 

    Paulo Portes

  • e quando tem uma so o que faz

  • A virtude está no meio.

    De fato papilomatose é problema na GRANDE maioria das propriedades leiteiras.

    O primeiro técnico deveria ter lhe alertado sobre o problema, errou em não fazê-lo.

    Não tem cura. existe um monte de "propostas de tratamento" mas muito pouco sucesso.

    Legal, se as vacas forem boas de produção, mantê-las no rebanho, mas ter alguns cuidados básicos como:

    1. Ordenha-las por último.

    2. Cuidados com os sangramentos.

    3; Higienizar bem os equipamentos, cordas para maneia etc... após o uso.

    4. Quando for possível, de forma econômica, descarte-as.

  • Prezado Eizami

    Estou tendo bons resultado com produtos homeopáticos (30 dias de tratamento) em uma unidade demonstrativa do programa MINAS LEITE / EMATER-MG / LATICÍNIOS PORTO ALEGRE, em Mutum-MG. VERRUTHER HP 1000 produto da Hágil Terapêutica de Teófilo Otoni-MG.

    Atenciosamente

    Thiago Pinel

  • Eizami,

    Faça o tratamento das verrugas.

This reply was deleted.