Pastagens para áreas com sombreamento

Estou em Vila Rica, no MT, visitando propriedades e constatei que em muitas áreas onde o produdor consciente manteve as árvores nativas no pasto, tipo Ipês,Jatobás etc... onde esta mais sombreado está perdendo áreas ótimas de pastejo por inaptabilidade das espécies do genero Braquiaria. Olguém tem alguma sugestão a fazer para um melhor aproveitamento, considerando que a característica preservacionista da vegetação deve ser mantida ?

 

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Boa noite Antonio, é valido o que diz a resposta anterior, mas preste atenção no seu pasto, a partir do momento que há plantas invasoras o seu manejo é deficiente, seu solo está em processo de degradação, é o primeiro diagnostico que faz no momento que a plantas invasoras em pasto, em geral realizar correção para que a pastagem desejada se mantenha.

  • Patric, não é malhador não, pois estão nascendo diversas folhas largas invasoras.

     

     

  • Marco,

    É preciso constatar se o fato da forragem não crescer sob árvores é devido ao sombreamento ou ao fato de ser malhadouro natural dos animais, onde se concentram para deitar e ruminar (sob a sombra).

    Minha experiência mostra que as espécies forrageiras como braquiárias, cynodon, hemártria, crescem bem sob sombra, elevando hastes e reduzindo perfilhamento. Porém a produtividade é menor que nas áreas a pleno sol.

    Abraços e sucesso,

     

This reply was deleted.