Respostas

  • Prezado Luiz Gustavo,

    Seu questionamento tem toda a pertinência no caso de se considerar "condições brasileiras" como sendo as do Brasil Tropical. As equações do NRC, obviamente, foram desenvolvidas para as condições dos EUA e funcionam razoavelmente bem, para a raça Holandês, alimentação confinada com silagem de milho e alfafa como volumosos básicos, em condições de termo-neutralidade, etc. Mesmo assim, outros sistemas mais recentes nos EUA (Cornell, Miner, Pennsylvania) propõem certos ajustes, e, certamente, um novo NRC refinará ainda mais as equações existentes.

    A Região Sul apresenta condições que podem ser similares às dos EUA, onde as tabelas mostradas no texto podem ser usadas com precisão razoável, sempre mantendo critérios e bom senso. Devo salientar que esse texto foi desenvolvido como  palestra para tais condições.

    Esta temática é da maior importância e de grande complexidade, haja vista, após décadas de pesquisa nacional em todas as suas esferas, não termos ainda desenvolvido equações que sejam aproveitáveis para condições de produção leiteira a pasto tropical.

    Agradeço por sua participação.

     

  • Parabéns pelo texto Professor! Um dos fatores limitantes que temos para avaliar a qualidade da forrageira é a estimativa de consumo alimentar. Gostaria de ouvir sua opinião quanto à adequacidade das equações que temos disponíveis (como as do NRC, mostradas no texto) para estimar o consumo de vacas a pasto em condições brasileiras.

This reply was deleted.