Olá pessoal,

Passo por um problema muito grave e não consigo de forma alguma resolver este problema que é sempre a perca de algum animal por falta de tratamento por falta de diagnostico ou de como tratar. Sei que a única resposta de vários será única, procure um médico veterinário, porém mesmo após eu ter a assistência de um renomado veterinário na região, continua acontecendo isso, pois as visitas mensais são únicas e caras, e os maiores problemas nunca acontecem no dia da visita, e por ser um bom (acredito eu) veterinário, é quase impossível falar com ele, pois vive de fazenda em fazenda e é difícil um socorro urgente, e procurar um veterinário novato na área é servir de cobaia pois quase sempre fazem um diagnostico erroneo e por isso, perdemos dinheiro atoa, quando não o animal também.

Bom, tendo em vista o que foi dito acima, tenho uma ideia que irá nos salvar em muitas situações onde um diagnostico e tratamento precoce podem ser cruciais na cura e vida futura do nosso rebanho.

A ideia consiste em uma espécie de catalogo de principais doenças do rebanho, passando por bezerros até animais adultos, neste catálogo iria conter o nome da enfermidade, sintomas (como indentificar) e como tratar até a chegada de um veterinário ou na ausencia de um.

Já vi isso em uma fazenda e notei que o resultado é fantastico.

O que acham?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Sabe, o veterinário que me atendia é bem competente, renomado, muito conhecido mesmo, é educado, até atencioso conosco durante a visita, mas não vejo a atenção quanto a fazenda, não vejo ele dando uma volta para ver o que eu não talvez esteja enxergando, apenas faz o que eu peço, mas eu contratei uma assistência para me assistir naquilo que eu não vejo, não do conta de resolver sozinho.

    Hoje com a internet e vários meios de informações, creio que 70% ou até mais das situações, se nós soubéssemos diagnosticar o problema ou até se tem algum problema, nós mesmos poderíamos solucionar, através da informação disponível.

    Creio que uma assistência digna, tem que fazer igual um checkup médico geral, onde revisa tudo, tudo, minimos detalhes, acompanha cada variável, e não igual a uma consulta que fazemos na urgência, onde temos que apontar quais os problemas para depois serem tratados.

    Infelizmente é isso, sei que tem N veterinários lendo isso, mas é a realidade.

    Um médico que te assiste negar assistência em uma emergência também, isso é um absurdo, afinal, a profissão pede isso, o fato de prestar assistência continua exige isso.

    Acho que eu não vejo tanto resultado, pq eu estudo bastante, pesquiso muito, e basicamente já apliquei boa parte de tudo mt antes de um veterinário entrar na minha terra.

    Eu queria e quero uma assistência, desde que realmente faça diferença, desde que seja comprometida como se o negócio fosse dele tbm.

  • Bom meus amigos,

    Vejo a opinião dos companheiros e me pergunto se na minha região é diferente da de vocês, pois infelizmente não consigo achar bons profissionais comprometidos com meu negócio como se fosse deles, nem metade disso. Hoje estou contando com uma parceria com um laboratório, que por sua vez vai, através do seu técnico, fazer algumas visitas na minha fazenda e me auxiliar com o que for preciso, sem cobrar nada, ou seja, fazendo o serviço que o da assistencia privada fazia, porém, grátis.

    A questão não é ser apenas grátis, mas sim ter o mesmo serviço grátis ou pago, acho que qualquer um prefere o gratis, por mais que essa assistência gratuita na verdade exige uma fidelidade com os medicamentos do laboratório.

    Resumindo, o perfil dos profissionais que eu tenho encontrado no decorrer do tempo que estou no ramo é de pessoas que assim como todos, querem ter uma vida farta financeiramente, porém acaba colocando isso acima de tudo e todos, ou seja, quem pode pagar mais, recebe atenção de rei, quem não pode pagar tanto, acaba sendo deixado meio que como para cobrir os buracos na agenda, é complicado isso, pois sou pequeno produtor e realmente não vou dar a lucratividade que um mega produtor pode dar ao veterinário, mas pago o que pedem e pago direitinho. Se não podem se comprometer como deve, pq aceitam nos dar assistência? Seria melhor rejeitar.

    Agora um produtor que paga uma diária por semana, se o bezerro der 38.9 de febre as 3 da manhã e o produtor chamar seu veterinário, ele aparece lá em questão de mínimos minutos.

    Não os culpo no total, afinal todos queremos o maior lucro possível do nosso trabalho, mas eu fico indignado é com a falta de comprometimento, falta de profissionalismo eu digo. As assistências que eu vejo por aqui é estritamente na parte reprodutiva, que seria dar toque, aplicar prostaglandina, curar infecções reprodutivas e ponto. Num rebanho pequeno de 40 em produção e 10 secas, isso é mt esporádico, pois por mês daria toque em apenas 2 até 4, estourando 5, e por este serviço acabo pagando meio salário minimo mais quilometro rodado. Eu não consigo entender, acho que não fecha a conta.

  • Boa tarde Eizami!

    Observei o seu relato, vi  que nossos colegas postaram, e concordo em partes.

    De acordo com a problemática da sua criação, ninguém melhor do que um bom médico veterinário para lhe orientar de forma adequada e resolver seu problema! Veja que um bom médico veterinário não é o recém formado, nem necessariamente o veterano! No meu ponto de vista, o bom veterinário é aquele que se importa com sua propriedade, é o profissional que enxerga seu rebanho como se fosse dele, logo enxerga a lucratividade e a viabilidade de realização, ou não, de algumas "técnicas", como por exemplo: necrópsia, exames sorológicos, estudos coproparasitológicos etc., enfim, independente do tempo de formação, o Médico Veterinário que atender o senhor, deverá se empenhar no DIAGNÓSTICO, pois veja, muitas doenças dos bovinos não tem tratamento, ou o tratamento não é viável, porém, pode haver vacina! Como é o caso da raiva e do botulismo por exemplo.

    Contudo, o médico veterinário é o profissional completo, e que não necessariamente lhe dará respostas no campo, mas pode e deve (em alguns casos) contar com apoio laboratorial para diagnósticos precisos. 

    Um grande abraço, espero ter colaborado.

  • Eizami,

    Com 1 pouco de tempo e orientação de profissional habilitado, voce vai se familiarizando c/ estes problemas: controle de carrapatos, TPB-tristeza do carrapto, DRB-doenças respiratória (pega muito bezerro novo), retenção de placenta, metrite (infecção depois da retenção), vacinações preventivas, cuidados c/ ambiente (água, sombra, calor, vento, poeira, mudança de clima, etc...), falta de higiene ou mistura de lotes de bezerros de várias idades, falta de colostro no nascimento (única vacina natural p/ recem nascidos), mineralização adequada, febre do leite em recem paridas, diarréias/desidratações, etc.

    Uma boa pesquisa na internet, uma boa estudada, vai deixando o criador sintonizado c/ estes eventos, e para o arroz c/ feijão do dia a dia. Aqui neste site várias abordagens nos alertam p/ problemas diversos.

    Rehagro tem bastante informação tambem.

    Pecuária leiteira é uma escola. O único perigo é apaixonar e ficar cego!

  • Só deve-se tomar cuidado com essas tratamentos prontos pois a clinica é muito complexa, requer uma avaliação do animal coleta de dados deste, alimentação, mudanças de manejo, e os sinais clínicos que ele apresentam nem sempre são engessados como vem falando nessas cartilhas. E quanto aos formandos deve-se levar em consideração o quadro em que o animal se encontra pois as vezes o animal ja esta quase morto esperando a assistência do tal bom veterinário que não tem tempo para atender uma emergência e a culpa cai sobre o pobre do recém formado. 

  • olá Eizami normalmente as proprias empresas de medicamentos veterinarios tem listas com doenças e sintomas e os referidos medicamentos que podem ser usados da tal marca de medicamentos mas a jogada é ter estas listas de varias marcas e entao comparar e usar os medicamentos que mais me convem e com o passar do tempo pode ser feita uma lista tua com doenças e tratamentos que normalmente afetam o teu rebanho.

    espero que tenha ajudado até logo

This reply was deleted.