Na sua opinião, quais inovações (produtos, processos, tecnologias, modelo de gestão, comunicação etc) no segmento leiteiro possibilitaram o desenvolvimento da atividade no País? Este tema é assunto de minha tese de doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação Agropecuária (UFRRJ) e gostaria muito de receber feedback dos membros da Rede. Convido a todos para participarem do Grupo de discussão criado para este tema. Um grande abraço.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • BOM dia pessoal.

    Quem é da atividade leiteira sabe que o maior problema da atividade hoje também é a mão- de- obra, pois contratamos o funcionários remuneramos bem, pagados direitos e outros tantos, e mesmo assim não encontramos pessoas que realmente faça o trabalho adequado, sendo que hoje o trabalhadores apenas empurra  os deveres para que o mês passa e o salários deles caem na conta. Ou pior as vezes nem executa suas atividades e mesmo assim somos obrigados a pagalos pelo prejuízo que eles nos dão.

    Vejo que as leis trabalhista melhorou muito e sou  de todo favor a elas, mas hoje as leis deveriam ser repensadas, pois o custo da mão-de-obra já e muito carra . Como que você contrata um profissional para executa a atividade e ele não executa ou ainda faz algo de errado para dar prejuízo e mesmo assim ele está certo.  O Brasil está criando leis de 1° mundo mas esquece que ainda e país de 5° mundo pois não temos nenhuma estrutura como os país de 1° mundo. Seja ela, politica, organizacional  estrutura, comercial  e outras.

    E quando vejo que o País ainda nada se atentou pela necessidade de informatiza e robotiza a atividade leiteira fico exaustado. Sendo que a robótica no pais traria muito mais benefícios, não só aos produtores mas a toda população sendo que a qualidade final do leite seria muito superior . Acho que já está na hora do pais viabilizar a robótica pois muitos estão deixando a atividade por falta de mão-de-obra. e já que estamos querendo ser país de 1° mundo vamos fazer como USD. Onde as ordenhas são todos robotizadas.

    Pois um animal de leite hoje tem um custo muito elevado quando contabilizado desde o nascimento ate sua produção de leite. e e muito fácil  per-dela por falta de uma ordenha correta.

    Quem gostou e comente e quem não gostou comente também de sua opinião e divulgue a necessidade de todos nos.

  • Gostaria de agradecer a participação de todos neste debate. 

    Vamos retomar este assunto em 2013, com novas variações sobre o tema.

    Um grande abraço, Cristina

  • sim, concordamos a segunada postagem era para a pricila, tava eu tomando um vinho e quando vi saio com seu nome, mas sabe  que a atividade leiteira  na minha região esta se tranformando e virando a primeira atividade das propiedades, tambem esta  vindo muita  tecnologia, tecnogia na forma de maquinas que as vezes não  nos trazem lucros e tecnologias na forma de pesquisa, pena que a pesquisa ainda esta longe como falei esta chegando mas poucos que conseguem, eu consegui apoio tecnico ou asistencia tecnica com muito esforço...por indicação de um amigo....

    esses  asuntos da uma boa discução..

    como vc  ve o estado ou o governo na questão da asistencia tecnica boa de qualidade?

  • Olá Jacson, bem vindo! Seu primeiro comentário enfoca a ideia da gestão, como destacamos anteriormente, o segundo aprofunda por meio de adoção de práticas que resultem na ampliação/adoção de qualidade e produtividade. Acho, portanto, que concordamos não?

    Mister combinar esses elementos! Obrigada por participar! 

  • descordo maria cristina se vc tiver um pasto com uma  boa proteina  e energia, falamos de uma tiftom ou um azevem que  enche o vazio da vaca, até uma vaca comum ira te  dar  leite e de  boa  qualidade, acho que tudo começa pelo pasto, depois lidar com o pasto ou  manejo dele, depois eliminar animais não produtivos como bezeros  e ai sim, se  a vaca jersey ou holandes ou memso comum não der leite, ai vc vai para esse  rumo...

  • para mim a asistencia tecnica de boa qualidade, que hoje eu possuo, com isso veio um novo geito de se pensar e de agir principalmente na questão economica, hoje trabalhamos para ganhar dinheiro e realizar sonhos, deixando de lado aquele principio que se trabalha para fazer  divida e pagar elas, planilhas de custo, progetos como o  balde cheio da embrapa que tamos emplantando na propiedade é uma enovação na atividade leiteira da minha  região...

  • Maycon, acompanhei bem de perto e, como você, acredito que a gestão do negócio foi um grande paradigma enfrentado. Obrigada pela contribuição.  Abraços!



  • Maycon Cesar de Almeida disse:

    Também acredito que seriam as Planilhas de custo de produção de leite e o Modelo de gerenciamento do agronegócio do leite, pois esses são fatores muito esquecidos por produtores e muitos optam por nem fazer esse tipo de controle para não saber o quanto perde, o que é absurdo. Produtores que fazem o controle de seus gastos descobrem onde ficam as perdas e onde investir para aumentar a lucratividade, conseguindo minimizar um e maximizar o outro.
  • Obrigada Pricila, concordo com você, é uma importante contribuição. Abraços

  • Olá Maria Cristina e colegas,

    gostei bastante desta discussão. Para mim, responder a sua pergunta sobre qual das tecnologias pode ser considerada inovadora é complicado pois todas são importantes para a produção de leite. Vou citar aqui o sumário de touros por entender que o melhoramento genético é o "início" da produção, ou seja, mesmo utilizando todas as tecnologias, se o animal não tiver as características adequadas, não irá aumentar sua produção como poderia.

This reply was deleted.