Qualidade profissional na atividade leiteira

 

Bom dia a todos. Com as mudanças que vem ocorrendo no setor leiteiro, principalmente no que diz respeito a eficiência dos sistemas de produção de leite no país, sabemos que o papel dos técnicos torna-se cada vez mais importante visto que através destes pode ser melhorado os resultados dos diferentes sistemas de produção existentes. Por outro lado vemos a carência de profissionais capacitados que contribuem de forma satisfatória para incrementar uma produção sustentável. Como você avalia essa situação, o que pode ser feito para que essa realidade mude?   

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Com certeza Marcos esses programas são muito importantes, é questão é eles são suficientes para atender a demanda dos produtores?
  • Iniciativas como o PAS - Leite e Curso de Capacitação Continuada da Embrapa Agrosilvi Pastoril.
  • O grande problema que encontramos aqui em Alagoas é a falta de interesse dos orgãos publicos em promover capacitação adequada aos tecnicos bem como condições ideais de trabalho em fim são tantos os problemas encontrados por nós tecnicos que não dar nem pra enumerar, mas a mudança esta acontecendo mesmo que a passoa lentos.

  • Além de capacitar técnicos deve-se elaborar programas de atualização dos mesmos. O que é valido hoje, pode não ser viável amanhã. Uma constante atualização dos técnicos os põe a parte das exigências do mercado e de como buscar o suprimento destas exigências. Técnicos atualizados podem reduzir os custos de uma propriedade com a utilização de tecnologias alternativas.
  •  

       Boa tarde, com certeza e essa oportunidade que nossos profissionais do ramo precisam. Porem penso que nossos governandes poderia melhorar e muito a assistencia aos pequenos e medios produtores atraves desses muitos tcnicos que estao disponiveis.

       Abraços a todos

                                  Elisio Antonio- Juiz de Fora - MG

  • Boa Tarde, o que o Agenor relata é a pura realidade, aqui em Valença/RJ aconteçe a mesma coisa, mais quem sabe nóis técnicos conseguiremos convençer os produtores.

           abraços a todos,

                          Waldir Nascimento

  • O problema muitas vezes não está na capacidade dos técnicos e sim na cabeça dos próprios produtores em não seguir as recomendações que os técnicos sugerem. Enquanto não houver mudanças dos produtores a cadeia produtiva do leite anda em passos lentos. Aqui em Pernambuco (Garanhuns) há ainda muita resistencia por parte dos produtores e vejo que mudanças irão ocorrer ao longo dos anos.
  • Bom, melhorar de uma hora pra outra, mesmo com a capacitação dos proprietários leiteiros sobre a importancia da produçã leiteira de qualidade, é o que está se tentando fazer. Para obter resultado, na minha opnião, só o tempo e a pressão que a qualidade impõe. Para que essa realidade seja mudada, já está sendo feito o que se pode que é a transferencia de tecnologia para a melhoria da qualidade.
This reply was deleted.