Olá, o meu gado que estava no silo de milho com media de 22 litros, foi pra braquiara cortada e dada ao cocho, a produçao caiu pra media 5, isto durante um mes, o trato voltou ao normal, mas a media nao sobe mais do que 9...alguma ajuda?
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Sérgio,
O hormônio do crescimento, somatotropina bovina, BST ou também conhecido pelos nomes comerciais Boostin ou Lactotropin, não faz milagres, simplesmente age direcionando os nutrientes disponíveis no organismo animal para glândula mamária, ou seja para produção de leite.
Na ausência de nutrientes disponíveis, não haverá resposta de aumento de produção de com o uso do BST, fato bastante comprovado pela literatura. Talvez seja mais adequado você investir em alimentação mais adequada para os animais.
A maioria dos dados de estudos mostram respostas em aumento na produção de leite da ordem de 10 a 15%. A variação nestas respostas pode ser atribuída a fatores como; dosagem utilizada, manejo nutricional, condição corporal do animal, dias em lactação, número de partos.
Porém, é fundamental avaliar se a utilização do BST é rentável. Devemos considerar os seguintes fatores no cálculo da viabilidade da utilização do BST: o aumento na produção de leite médio/vaca/dia, o preço do leite recebido, o aumento de consumo de alimento pelo animal em resposta ao aumento da produção de leite (R$/kg de matéria seca) e o preço do produto (dose de BSTr).
A indicação para início do tratamento é a partir da 9ª semana após o parto, com aplicações a intervalos de 14 dias em animais sadios e sob boas condições de manejo, principalmente nutricional. Não há resposta ao uso do BST em vacas magras, mal alimentadas ou em início de lactação, onde normalmente o balanço energético ainda é negativo.
Abraço,
Mariana
Mariana, é isto que eu queria saber.. A silagem tinha acabado na regiao, e a unica opçao foi cortar a braquiara que crescia no meio do futuro seringal, para nao passar fome...Foi cortada com Tarupi . O baixo valor nutricional da braquiara, e que haveria queda na produçao eu estava ciente, mas pensei que quando chegasse a silagem elas voltariam a dar leite.
Gostaria agora de saber se o Lactrotopin ou o Boostin minimizaria o prejuizo, dando um suporte pra reepitelizaçao das glandulas mamarias?
E muito obrigado desde já!
Bom dia Sérgio!
As informações solicitadas pelo Paulo são fundamentais para que possamos tentar te auxiliar.
Quando você trocou o silo de milho pela braquiária cortada e dada no cocho, realmente era esperada uma queda na produção de leite dos animais. A braquiária no período seco tem menos energia (NDT), menor digestibilidade e possivelmente menos proteína que a silagem de milho. Para uma avaliação mais criteriosa, teríamos que ter a análise bromatológica desses alimentos.
Caso essa mudança tenha ocorrido no início da lactação dos animais, isso será ainda mais prejudicial, pois a queda de produção no início da lactação reflitirá no resto da lactação. Também é necessário aguardar alguns dias, cerca de 15 dias para que o animal esteja plenamente adaptado a nova dieta.
A recomendação é que sempre seja feito um planejamento alimentar para que essas mudanças bruscas de dieta não aconteçam, caso a silagem esteja acabando, é preferível substituir parcialmente por outro volumoso (cana, pastagem ou capim picado) ao invés de substituir totlamente por um alimento muito inferior nutricionalmente. Caso tenha que escolher para qual lote você deve privilegiar e fornecer a silagem, escolha os animais em início de lactação e animais que ainda não estejam gestantes.
Abraço,
Mariana
Caro Sérgio,
Forneça mais informações como raça e grau de sangue de suas vacas, quantidade e tipo de ração fornecida, média de dias em lactação, forma de corte da braquiária para te ajudar-mos.