Com vistas ao fornecimento de volumosos no período seco a vacas leiterias, qual seria o tamanho da partícula "ideal" da cana de açúcar para o fornecimento a essa categoria de animais. Tenho visto contradiçoes a respeito desse tema, uns defendendo um tamanho de particula menor devido a qualidade da fibra da cana de açúcar, direçionando a um aumento da taxa de passsagem, mas incidindo negativamente na ruminação desses animais. Outros com o propósito de incrementar maior ruminação e tamponamento defendem a picagem da cana em tamanhos maiores. Gostaria que me respondessem a esses questionamentos, pois sempre defendi o primeiro item.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Obrigado pela resposta Sergio.
Com certeza agora terei mais argumentação ao discutir sobre o assunto.
Sergio Rustichelli Teixeira disse:
Cirilo
Conversando com colegas daqui da Embrapa chegamos aos tamanhos de particula que nos parecem ideais, ou seja, entre 0,8 e 1,5 cm. O mesmo tamanho de partícula para silagem. Se menor que 0,3cm terá passagem muito rápida e pouco aproveitamento, se maior que 1,5cm dificultará o consumo.
Um abraço
Sergio
Boa Tarde, Mariana!
Obrigado pela resposta.
Concordo com você. Infelizmente ficamos, muitas vezes, "no achismo" ao invéns de conduzirmos mais pesquisas em que se avaliam respostas pertinentes ao tamanho de partícula.
Bom dia Cirilo!
Excelente questionamento!
Realmente esse é uma tema em que falta experimentos que testaram especificamente tamanho de partícula em cana de açúcar. Também tenho essa dúvida há algum tempo e quero conduzir pesquisas para avaliar melhor qual seria o melhor tamanho de partícula para esse alimento. Pela prática e experimentos com cana em que participei, indico a picagem da cana no menor tamanho possível, devido a baixa qualidade da fibra, tentando dessa maneira aumentar a taxa de passagem e reduzir o efeito de enchimento ruminal que pode reduzir o consumo dos animais.
Também gostaria de ver as experiências dos colegas e acho q temos que avaliar isso em experimentos o mais rápido possível.