olá amigos,
sou produtor de leite em Piracanjuba Goiás, estou expandindo minhas atividades, trabalho com gado holandês e quero adquirir mais algumas vacas.Ocorre que aqui em Goiás não é fácil achar holandês à venda, são poucos os criadores e pouquíssimas as ofertas desse gado.Meu veterinário me aconselhou a trazer bezerras do sul do país onde há bastante oferta .Para mim seria mais conveniente trazer vacas, mas ele alega que é mais garantido fazer os protocolos de inoculação controlada de anaplasmose e babeiose em animais novos e que vacas vindas do sul poderiam não ter imunidade natural e morreriam quando chegassem aqui.Andei lendo algumas matérias e estudos acadêmicos sobre o tema e , naturalmente como leigo, entendi que apenas a região sul do Rio Grande do Sul é instável em relação à TPB e que nas regiões estáveis ocorre a imunização natural dos bezerros e consequentemente do gado criado a pasto.Pelo que entendi o norte do RS, Santa Catarina e Paraná seriam regiões estáveis e portanto não haveria muito perigo em trazer gado adulto.Agradeceria se algum pesquisador desse tema pudesse me esclarecer e acho que essa informação seria de grande valia também para outros produtores,
desde já agradeço a atenção.
Respostas
Sim, com a pressa não pude me explicar, tenha muito cuidado pois temos muitos casos de animais que adoecem aqui, principalmente vindos da região sul do RS, sendo assim, adoecem os animais que estão sem imunidade para TPB.
Companheiro, seu veterinário tem razão, ter cuidado não ´custa nada. Em Mato Grosso região do entorno de Rondonópolis os problemas de fato acontecem com gado Jersey vindo do Sul, tanto de Santa Catarina como do RS. Siga protocolo proposto, " o seguro morreu de velho".
Caro Vitor, temos TPB em quase todas as regiões do RS, sempre ouvi que o unico lugar onde não temos é aos arredores de Pelotas até Santa Vitória do Palmar (Chuí) e teríamos que ter cuidado ao comprar gado de lá. Temos sim e muita TPB. Espero estar ajudando, abraço.