Bom dia colegas, estou desenvolvendo um trabalho de uso de aquecedores solares industriais associados a caldeiras a gaz na geração de calor e vapor para industrias alimentícias com enfase em laticínios e gostaria de saber se existe algum histórico ou pesquisa de consumo de agua quente ou vapor na produção industrial de derivados de leite?
Atenciosamente;
Marcelo Cunha Costa
Respostas
Ola Marcelo a ideia seria de usar inicialmente 2 circuitos unidos com um trocador de calor, um para agua de processo e outro para aquecimento solar, pois principalmente devido a necessidade de manter um bom rendimento a agua do circuito de aquecimento leva muitos aditivos para evitar principalmente calcinação e entupimentos.
Obrigado pelo material, vou dar uma analisada sim e se necessário tirar algumas dúvidas.
Atenciosamente;
Marcelo Cunha
Prezado Marcelo Costa trabalhamos na Embrapa com qualidade de água e tratamento de água e temos uma apresentação que pode colaborar com seu trabalho.
Destaco que esta água que entra na caldeira via aquecedor solar deverá ter sua qualidade controlada, se ela vai entrar na cldeira deverá ter baixo teor de calcio (dureza baixa) ao menos.
Veja nossa apresentação:
Seria interessante associar consumo, temperatura de consumo ao produto final exemplo:
Consumo 6,5 L/kg, temperatura de consumo 65 °C, Produto final Queijo Minas Frescal