Custos de produção no Goiás

Crio esta discussão para podermos compartilhar informações sobre o custo de produção, que na minha opinião é o vilão supremo do nosso trabalho.

Este tópico tem como objetivo principal, obter informações relativas a realidade do nosso estado de Goiás principalmente.

Para calcular parte do meu custo, comecei a elaborar um esquema de consumo por vaca, segue abaixo:

Calculei em cima do gasto por ANIMAL/DIA, sendo:

  • 1 kilo de ração a cada 3 litros de leite;
  • 45 kilos de silagem;
  • 225 gramas de sal mineral (Bovipasto - Tortuga);
  • R$0,35 de medicamentos/saúde;

em vacas de produção média de 13 litros, estes consumos citados a cima, somam-se mais de 70% de custo em cima da receita dos 13 litros de leite, no caso, vendidos a R$0,79 o litro.

Não contemplei os custos com mão de obra, energia, higiene do ambiente, da ordenha, do tanque de resfriamento, e das vacas fora de lactação e bezerros.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Sr. Eizami, boa tarde.

    É bastante viável toda essa contabilização, porém temos que ir além dos custos diretos de produção de leite.

    Realmente o custo de produção de qualquer atividade, consta como vilão da história, pois diretamente diminui a margem de lucro do produtor.

    Devemos identificar dentro de todo nosso custo de produção: o ponto de estrangulamento e a forma mais eficiente de controlarmos. Por exemplo, neste periodo, de alta do farelo de soja, a ração é responsavel por grande parte desse despendio, porém quando trabalhamos categorias de produção, isto alimentação de precisão, além de promovermos melhores índices zootecnicos ( intervalo entre partos e idade ao primeiro parto), conseguimos ter um volume maior de leite. Um grande aliado do produtor, são os controles leiteiros, quando efetivamente sabe-se o que o animal produz.

    Seria interessante o sr. entrar no http://www.cileite.com.br/, tem materias bastante interessantes da nossa colega Rosangela Zoccal, Alziro, Sérgio e de outros colegas.

    Também se interessar temos a intrução :http://www.cileite.com.br/sites/default/files/21Instrucao.pdf

     

     

This reply was deleted.