Prezados, o objetivo deste fórum é discutirmos como o Kit de Ordenha Manual da Embrapa está sendo utilizado pelos produtores.

Desta forma, gostaríamos que respondessem às seguintes questões:

1) O produtor está usando todo o kit? (Sim ou Não)

2) Caso esteja usando só parte do kit, qual parte é utilizada?

3) Se não usa todo o kit, onde foram parar as partes?

4) Resposta descritiva. Qual a reação do produtor com relação ao kit (por exemplo: satisfeito, insatisfeito, percepção que o trabalho vai aumentar, melhoria da produção, etc.)?

5) Outras considerações que achar pertinente.

Se puder enviar também fotos ou vídeos para enriquecerem as discussões.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Osmar

    Muito bom, estas respostas ajudarão na avaliação do nosso trabalho. Por favor façam como o Osmar e enviem suas observações

  • Prezado Sérgio e colegas da Emater,

    Iniciei hoje a aplicação de um questionário fornecido pela Embrapa a produtores que receberam o Kit.

    Visitei 3 produtores de Janaúba e percebi que os mesmos estão utilizando os kits e entenderam perfeitamente a importância de utilização do mesmo.

    Um dos produtores entrevistados me disse o seguinte: " Depois que passei a utilizar o kit, meu queijo que antes ficava "fofo", hoje não fica mais".

    Nos próximos dias estarei visitando mais 27 produtores em 9 municípios. Esses questionários servirão para enumerar de fato quantos deles utilizaram ou ainda utilizam os kits.

    Abraço. 

  • Caros Colegas

    Precisamos de mais contribuições como a do Sergio Moreira, obrigado, se tiverem contribuições específicas sobre que parte do Kit estão usando e porque melhor ainda.

    Um abraço

    Sergio Teixeira

  • Prezado Sérgio Rustichelli,

    Os agricultores de Porteirinha que receberam o Kit estão satisfeito com o uso, sabem da importância em manter a higiene do leite para o consumo próprio ou para a venda aos queijeiros, bem como entendem que é importante manter sobre controle a mamite, porém, esbarramos no entrave cultural: "de que adianta eu fazer o controle na ordenha do meu leite se meu vizinho não faz e o preço do leite é o mesmo" palavras de um dos agricultores beneficiados.

    Porteirinha passa por uma situação com a produção do queijo que é produzido e comercializado de forma clandestina, onde até o promotor público tomou parte e está pressionando o município a tomar uma atitude. Diante disso, está sendo realizado uma força tarefa com IMA, Prefeitura, Promotoria, SEBRAE e EMATER para encontrar uma solução para esta pendência com o queijo vendido para São Paulo, novamente aparece o entrave cultural pois os consumidores de São Paulo querem comer é o queijo "todo furadinho", diante disso os produtores de queijo não querem produzir queijo da forma correta, foram feitas várias reuniões, palestras, visitas a outras regiões produtoras.

    Conclusão: até então, o cenário não é favorável para uma mudança drástica para a produção de queijo nos moldes conforme a legislação. Temos "um campo muito vasto" a ser trabalhado e a parceria neste momento é de suma importância, de tal modo o convite à Embrapa está feito para juntar-se a nós nesta empreitada.

    Abraços cordiais,

    Sérgio Moreira

  • José Roberto

    Muito obrigado pela contribuição. Ela ratifica o que observei no campo, o Kit não está sendo usado como deveria.

    . Sobre o uso do Kit - Precisamos de mais depoimentos para nos orientar sobre O QUE não funciona e POR QUE não funciona.

    Qualidade e saúde - A questão da qualidade do leite para a família e deixar de perder leite ou aumentar o leite por animal foram os pontos que julgamos iriam sensibilizar para o uso do Kit. Por favor enviem contruições como esta para sabermos se nossas suposições estavam corretas e POR QUE não se comprovam no campo.

    Obrigado, Sergio

  • Após o acompanhamento das ultimas coletas, questionei aos produtores quanto ao uso do kit. Dos 4 acompanhados um me chamou a atenção quando disse que a esposa é quem não estava gostando do kit, pois, o marido ficou muito exigente quanto a lavagem das vasilhas, " tem que ficar limpinha, se não tem que lavar de novo!". Neste mesmo produtor, também chamou a atenção a quantidade de papel tolha no curral, o que quer dizer que está fazendo uso da prática aprendida. Ele confirma o uso diário do kit conforme recomendado e relata a preocupação em ter o leite de boa qualidade para o consumo da família e dos consumidores.

    Em outra visita, o produtor diz não ter adaptado ao uso do kit devido dar mais trabalho. E como o seu leite é misturado com a produção de outros quem não seguem a mesma regra, seu trabalho torna inútil, desestimulando a prática. Quando questionado quanto a qualidade do leite consumido por sua família, calou-se.

    O uso da caneca não é feito diariamente por nenhum produtor. Usa-se 15 em 15 dias.

    Mesmo não usando todo material, as partes em desuso estão guardadas.

    O uso do papel toalha é complicado por despedaçar nas mão que sempre vai está molhada. Um dos produtores usava papel higiênico no momento da visita devido ter acabado o papel toalha. Este adaptou a garrafa pet como suporte e para usar o jato de água na lavagem das tetas.

    Um dos produtores elogiou a ideia do BALDE BRANCO COM TAMPA, pois agora pode ver quanta sujeira fica retida na tampa após a ordenha. Ficou muito satisfeito com o kit recebido e diz está sendo de muita utilidade nas ordenhas diárias.

    P1090671.JPG

    P1090676.JPG

    P1090665.JPG

  • Caros colegas

    Muito obrigado pela atenção que recebemos entre os dias 9 e 12/3 em Janaúba e região.

    Por favor enviem seus comentários sobre as impressões de campo sobre o uso do Kit de ordenha. Pude ver nos dias que estivai. Segue abaixo novamente algum lembrete do que precisamos saber

    1) O produtor está usando todo o kit? (Sim ou Não)

    2) Caso esteja usando só parte do kit, qual parte é utilizada?

    3) Se não usa todo o kit, onde foram parar as partes?

    4) Resposta descritiva. Qual a reação do produtor com relação ao kit (por exemplo: satisfeito, insatisfeito, percepção que o trabalho vai aumentar, melhoria da produção, etc.)? 

    5) Perguntar ao produtor o que gostou e o que não gostou do Kit.

    Se puder enviar também fotos ou vídeos para enriquecerem as discussões.

  • Sérgio

    Grande notícia. Precisamos realmente verificar e divulgar os bons resultados.

  • Prezado Sérgio Rustichelli e amigos do grupo,

    Aqui em Porteirinha os Kit's de ordenha estão sendo utilizados e já apresentam resultados, um agricultor disse que o leite que ele entrega na queijeira está fazendo queijo separado dos outros e, segundo o agricultor, a qualidade do queijo é bem superior aos outros queijos, preciso verificar in loco o assunto e depois envio maiores detalhes.

    Abraços cordiais,

    Sérgio Moreira

    EMATER MG Porteirinha

  • Omar

    Concordo.

    Hoje chegaram as caixas isotérmicas rígidas. Muito chiques por sinal. Virá um caminhão da Embrapa Milho e Sorgo na semana que vem para trazer sementes e levar os últimos itens do kit de amostragem para Sete Lagoas e de lá para Janaúba.

    As caixas isotérmicas maiores já estão em Sete Lagoas e acho que podem ser usadas para colocar água para beber nos dias de campo.

    Vejam foto do grupo

    DSC02195.JPG

This reply was deleted.