Quando falamos em CCS, logo pensamos em: MASTITE...ok! Porém quando em algumas situações de rebanho onde se tem em torno de 700 vacas em lactação com apenas 10 animais em casos clínicos, paramos para avaliar outros fatores como: Temperatura, Estresse, Alimentação, Problemas Sanitários, mais e ai como caracterizar essa fatores como os responsáveis pela alta CCS?? Gostaria de realizar aqui uma troca de experiencia e conhecimentos, pois acho esse tema um pouco questionável e de resultados muito variável.
Abraços
Melina
Zootecnista
Respostas
Estou com intenção de automatizar minha ordenha (medidores eletronicos, extratores e pulsadores eletronicos), pela experiência de vocês, aquela medição de condutividade daqueles aparelhos, expressam dados que podemos acreditar?
grato
Olá sr. Jose Teixeira Pires, gostaria de saber o valor do Milk Cheker e há quanto tempo está utilizando o aparelho, achei interessante, gostaria que compartilhasse a sua experiência. Você utiliza o Milk Checker todos os dias antes da ordenha? É rápida a leitura do aparelho? Obrigada.
Atualmente comprei um equipamento portátil importado do japão que verifica instantaneamente a condutividade do leite com relação à mastite. É muito bom e estou abandonando a tão famosa caneca preta... sua analise é de cada peito, portatil, a pilha pequena e muito pratico na hora da ordenha: www.milktest.jp, sendo agora vendido pela Araucária Genética em Londrina. Estou atualmente com 1,0% de mastite clinica no meu rebanho de 110 vacas girolandas paridas. Misturo meu próprio sal mineral(micro e macro elementos somente nas proporções corretas) na fazenda há mais 8 meses com resultado ótimo em nível de prenhês. Praticamente desapareceu a mastite em minha fazenda. Até os vaqueiros estão assustados com a mistura mineral...
IMG_0670.JPG
IMG_0673.JPG
IMG_0674.JPG
Boa Noite,
eu estou fazendo um projeto sobre a CCS e a minha opnião é que a resistencia da vaca está incluida nesse caso, pois se as mesmas vacas estão sendo tratada da mesma maneira e com condicoes higienicas iguais e a incidencia é pequena da mastite, Fatores como genetica é de grande importancia que tem que ser levado em conta..
ate mais