No Plano de Ação 3, uma rede de laboratórios que adota protocolo metodológico padronizado, vem realizando um ensaio nacional de screening de agentes mitigadores de metano entérico, contemplando a participação de pesquisadores de todos os biomas brasileiros.
Abaixo pode ser observada a localização dos principais laboratórios in vitro membros da rede RumenGases
Respostas
Protótipo de aparato vaso comunicante desenvolvido na UFMG pelo técnico Carlos e o pesquisador Thierry Tomich poderão servir de modelo para os laboratórios da Rede RumenGases que desenvolverão atividades relacionadas a “Screening” de agentes mitigadores de metano entérico. Abaixo a foto do protótipo:
Para a mensuração da produção de gases in vitro é preciso utilizar um aparato de quantificação que é baseado geralmente em transdutores de pressão ou seringas calibradas. Uma alternativa de baixo custo para a mensuração é o aparato vaso comunicante que pode ser montado facilmente com material sucata de laboratório. Abaixo pode ser visualizado o aparato do laboratório da Embrapa Gado de Leite (Custo aproximado de R$ 25,00).
Este tipo de aparato vem sendo utilizado no Agriculture Agri-Food Canada e na Universidade de Sydney. Abaixo arquivo anexo com a publicação da validação da metodologia.
measuring gas production in serum bottles.pdf