O método in vivo referência (Gold Standard) para quantificar a produção de metano entérico, adotado pelos principais grupos de pesquisa sobre o assunto, envolve o uso de câmaras respirométricas, onde os animais são alocados e os gases emitidos são coletados para análise.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Anexo Manual Técnico de Design de Câmaras Respirométricas de autoria de Pinares Patino e Garry Waghorn. Esta é uma publicação demandada pela Aliança Global de Pesquisa em Gases de Efeito Estufa publicada em Março de 2012. Estão disponíveis descrições detalhadas das câmaras respirométricas de 6 laboratórios de pesquisa (Nova Zelandia, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, País de Gales e Austrália), incluindo detalhamentos de design, sistema de funcionamento e custos.
GRA-MAN-Facility-BestPract-2012-FINAL.pdf
Câmaras respirométricas de FBN Dummerstorf - Alemanha. Sistemas automatizados e pesquisa aplicada ao metabolismo energético de animais domésticos. Pesquisa com vacas leiteiras (sistema de ordenha na câmara) e pequenos ruminantes. Laboratório coordenado pelo Dr. Michael Derno.
Link do FBN Dummerstorf
Artigo Journal Dairy Science 200 9 - v 92 - p.2804 - Descrição do sistema das câmaras respirométricas do FBN Dummerstorf.
PIIS0022030209705971.pdf
Câmaras respirométricas da Universidade de Reading na Inglaterra. A instituição já teve quatro unidades funcionando simultaneamente, hoje conto com duas em operação e as pesquisas são voltadas a estudos de emissão de metano entérico.
Link do grupo de pesquisa em Ciência Animal da Universidade de Reading
Câmaras Respirométricas do INRA em St. Gilles, região da bretanha na França. Atualmente usada principalmente para estudos de bioenergética com suínos.
Link para o laboratório do INRA St. Gilles
A Austrália tem participado efetivamente nas pesquisas de emissões de gases de efeito estufa e um dos laboratórios mais novos é o do "Departament og Primary Industries" contemplado com recursos superiores a 2 milhões de dólares australianos para a construção de duas câmaras respirométricas. O grupo de pesquisa tem realizado experimentos de longa duração com foco na busca por estratégias de alimentação para a mitigação da emissão de metano entérico.
Link para o grupo de pesquisa em metano do DPI
A Nova Zelândia é um dos países mais avançados nos estudos sobre emissões de metano entérico – 95% do CH4 de origem antrópica é oriundo da pecuária. Existem no AgResearch 14 câmaras respirométricas para pequenos ruminantes e 4 para Bovinos que podem ser operadas simultaneamente. São câmaras de baixo custo construídas com base em acrílico e o foco das pesquisas é a mensuração de metano entérico e a busca por estratégias de mitigação.
Link para o Centro de Pesquisa em Gases de Efeito Estufa na Agricul...
A UFMG sob coordenação do Prof. Norberto Mário Rodriguez foi a instituição pioneira no uso de câmaras respirométricas para estudos de bioenergética na América Latina. (Foto - Laboratório de Calorimetria Respirométrica do Departamento de Zootecnia - Escola de Veterinária UFMG – Belo Horizonte-MG)