A produção brasileira de grãos na safra 2018/19 deve ser 2,8% maior que a registrada na safra anterior, segundo o 5º levantamento da Conab. Já a área plantada deve crescer 1,5%. Destaques positivos para a produção de algodão caroço (+ 27,9%) e milho (+ 13,6%). Já o arroz (- 11,3%), a soja (- 3,3%) e o feijão (-1,7%) lideram as quedas.

Os números positivos têm estimulado o mercado de fertilizantes com as entregas ao produtor registrando alta de 3,9%, enquanto nos defensivos, a produção cresceu 12%, no último ano. Outro mercado que está em franco crescimento é o de máquinas agrícolas. Em 2018, esse mercado cresceu 9,8% em relação a 2017, enquanto que em janeiro de 2019, as vendas de tratores de rodas e colheitadeiras de grãos cresceram próximo a 70% sobre janeiro de 2018.  

As exportações do agronegócio, que cresceram 6,1% em 2018, continuam em expansão. Em janeiro de 2019, os números do setor foram 7,4% superiores em valores (US$), em relação ao mesmo mês de 2018. Destaques para soja (farelo e grão) e celulose.

Nos preços agrícolas no mercado brasileiro, a soja (grão e farelo) registrou quarto mês de queda consecutiva, já o milho está valorizando, com três meses de aumentos seguidos.

Esses dados estão apresentados no boletim de INDICADORES AGRÍCOLAS da Plataforma de Inteligência Intelactus. Na edição de fevereiro de 2019, veja ainda o balanço de suprimentos dos principais produtos agrícolas brasileiros no mercado interno e mundial. A publicação está disponível no site do CILeite no link: http://www.cileite.com.br/content/indicadores-agr%C3%ADcolas

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite