10488527085?profile=RESIZE_710x

Na cerimônia de abertura da 14ª Semana de Integração Tecnológica (14ª SIT), realizada em 9 de maio em Sete Lagoas-MG, foram realizados os lançamentos regionais do capim braquiária BRS Integra e da Caravana Embrapa FertBrasil em Minas Gerais. A caravana é uma jornada que irá percorrer as principais regiões agrícolas do País, levando ao produtor rural informações para aumentar a eficiência do uso de fertilizantes.

O evento aconteceu na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, e contou com a presença do chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo Frederico Durães e do coordenador da 14ª SIT Fredson Chaves. Além deles, participaram os empregados da Embrapa, autoridades, lideranças, representantes das instituições parceiras, produtores, pesquisadores, extensionistas e estudantes.

A chefe-geral da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), Elizabeth Nogueira Fernandes, fez o lançamento regional da cultivar de capim Brachiaria ruziziensis BRS Integra. Trata-se da primeira cultivar de braquiária ruziziensis para as condições de clima e solo do Brasil. A nova cultivar se destina aos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e apresenta maior produção de forragem na entressafra, quando o capim está solteiro na área.

“Nada é mais simbólico para tratar neste momento do que o lançamento de uma braquiária que se chama Integra. Nós estamos em uma semana de integração, lançando uma BRS que é uma braquiária ruziziensis, chamada Integra, que está há 14 anos sendo desenvolvida pela equipe de melhoramento genético vegetal da Embrapa Gado de Leite e está sendo lançada na 14ª SIT. A gente trabalha junto para atender os anseios do produtor que está lá na ponta esperando esta resposta integrada”, disse Elizabeth Fernandes.

Caravana Embrapa FertBrasil em Minas Gerais

10488528901?profile=RESIZE_400xPara o lançamento da Caravana Embrapa FertBrasil em Minas Gerais, foi convidado o coordenador-geral de Ciências, Tecnologias e Inovações da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, José Carlos Polidoro. Ele representou o secretário especial Almirante Magno Augusto Rocha. Polidoro é pesquisador da Embrapa Solos e foi nomeado recentemente para integrar a equipe da Presidência da República.

 

10488530672?profile=RESIZE_400x“Tenho o prazer de cumprir uma missão que vai ajudar muito o País neste momento da crise mundial de fertilizantes. A Caravana Embrapa FertBrasil é a primeira ação do Plano Nacional de Fertilizantes, voltada para o campo diretamente, para o produtor rural. Não vai faltar fertilizante para o Brasil na próxima safra, mas nós temos que trabalhar para amenizar os custos. Para isso, a Caravana vai percorrer 70 milhões de hectares no Brasil. Nós vamos atingir cerca de 20 mil produtores, técnicos e especialistas com a nossa passagem de agora até novembro de 2022.  E nós queremos aumentar a eficiência dos fertilizantes no campo em 10 por cento pelo menos. Essa ação proporcionará para os agricultores, em termos de eficiência, uma economia de um bilhão de dólares”, comentou Polidoro.

Mais informações: https://www.embrapa.br/caravana-embrapa

Sandra Brito (MTb 06230/MG)
Embrapa Milho e Sorgo

Edição e colaboração: Antonio Claudio Barros
Embrapa Milho e Sorgo

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite