12289590692?profile=RESIZE_710x

Material inédito traz orientações sobre manejo e produção e pode ser acessado gratuitamente pelos canais da Embrapa na Internet

Produtores rurais, técnicos, representantes de agroindústrias e outros profissionais envolvidos nas atividades de caprinocultura e ovinocultura já podem acessar as cartilhas e vídeos produzidos pela Embrapa no Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC), lançados em 2023. O material traz orientações sobre prevenção de doenças, nutrição dos animais, melhoramento genético, qualidade do leite, gestão da propriedade, sistemas integrados de produção e diversas recomendações para manejo dos rebanhos destas espécies.

Ao total, são dez cartilhas (https://www.embrapa.br/caprinos-e-ovinos/publicacoes/cartilhas) e nove vídeos (https://www.youtube.com/playlist?list=PLoelF-OuDCfEu_Bu2taXmTusC_FGrXzgm), um material todo inédito que reúne experiências da equipe da Embrapa nos territórios de atuação da empresa no âmbito do PDHC no Semiárido brasileiro. Além das recomendações técnicas em linguagem acessível, o material também traz depoimentos de produtores, extensionistas e representantes de associações, cooperativas e laticínios envolvidos nas ações de pesquisa e transferência de tecnologias executadas pela Embrapa no Projeto. Parte dessas experiências estão presentes no vídeo “Rota de Aprendizagem - Experiências positivas na produção de caprinos e ovinos no Semiárido” - https://youtu.be/4mVxdkKdU4o

“Além da sistematização do conhecimento e das lições aprendidas no projeto, as cartilhas têm o objetivo de disponibilizar as informações técnicas em uma linguagem acessível para os agricultores e técnicos extensionistas. Outra motivação é ampliar o alcance dos resultados para além do público beneficiário direto das ações do projeto. Espera-se que o conhecimento veiculado por meio destas mídias possa chegar aos produtores de outras regiões do semiárido. Um dos diferenciais são os depoimentos de agricultores que vivenciaram as boas práticas agropecuárias desenvolvidas e validadas durante a execução do projeto”, explica o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Caprinos e Ovinos, Cícero Cartaxo.  

As cartilhas serão traduzidas e os vídeos legendados para o idioma inglês permitindo que este conhecimento fique acessível aos agricultores de outros países, onde a caprinocultura e ovinocultura possuem um contexto de sistema de produção semelhantes à realidade do Semiárido brasileiro

Os temas do material foram selecionados a partir de algumas das principais demandas do setor produtivo. É o caso do controle da mastite caprina, doença que prejudica a qualidade do leite de cabra. As recomendações para prevenção e controle foram sistematizadas em uma cartilha - https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1148907/mastite-caprina-estrategia-de-manejo , que tem a pesquisadora Viviane Souza, da Embrapa Caprinos e Ovinos, como uma das autoras. Para ela, a publicação tem potencial para esclarecer o público de agricultura familiar a otimizar sua produção. “As famílias poderão beneficiar-se dessas informações e, consequentemente, aumentar a produção de leite, diminuir os custos de produção e agregar valor ao produto”, afirma Viviane.

Segundo Josilene Magalhães, coordenadora do Projeto no Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, as cartilhas e vídeos podem contribuir para as rotinas de agricultores e técnicos nas propriedades rurais. “Todo o material de gestão do conhecimento produzido no âmbito da nossa parceria com a Embrapa tem um papel fundamental na disseminação do rico conteúdo trabalhado nas pesquisas, levando aos agricultores, de forma simples e acessível, informações que podem contribuir para um melhor desempenho das atividades desenvolvidas em suas propriedades” 

Projeto Dom Hélder Câmara

O Projeto Dom Hélder Câmara - https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/mda/projeto-dom-helder-camara/o-projeto - é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O PDHC tem como principal objetivo contribuir para a redução da pobreza rural e das desigualdades no semiárido brasileiro, por meio do apoio a serviços de assistência técnica e extensão rural, fomento a atividades produtivas e integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais. Sua atuação se estende a 913 municípios brasileiros, distribuídos em 11 Estados das regiões Nordeste e Sudeste.

Em uma etapa anterior do Projeto, a Embrapa atuou em ações de pesquisa e transferência de tecnologias junto a produtores rurais, associações e cooperativas da caprinocultura e ovinocultura nos territórios do Cariri Paraibano, Sertão Pernambucano, Sertão dos Inhamuns (CE), Vale do Itaim (PI) e Bacia do Jacuípe (BA). Para uma nova fase do PDHC, estão previstos R$ 225 milhões em recursos, em parceria entre Governo Federal e FIDA - https://www.gov.br/mda/pt-br/parceria-entre-governo-federal-e-fida-destinara-r-225-milhoes-para-nova-fase-do-projeto-dom-helder-camara.

 
 Adilson Nóbrega (MTb 01269/CE)

Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88)3112.7544

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite