O ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues afirmou que o cooperativismo é a saída para o Brasil vislumbrar um protagonismo mundial no setor leiteiro. Rodrigues abriu o primeiro dia de atividades do Congresso Internacional do Leite, em Goiânia-GO, defendendo que o agronegócio brasileiro tem força, já que representa 1/4 do PIB nacional.
"Falta ao setor organização e articulação. A cadeia produtiva, a sociedade e o governo devem interagir com vistas à geração de políticas públicas", conclui Rodrigues. Com esta afirmação, o ex-ministro respondeu à provocação do moderador do painel, o diretor presidente da Centroleite (Cooperativa Central dos Laticínios de Goiás), Haroldo Max de Souza, que propôs aos palestrantes e ao público pensarem no cenário desejado para daqui a 20 anos.
As palestras apresentadas na sequência trouxeram experiências bem sucedidas de cooperativas em diversos países. Uma delas foi a Fonterra, da Nova Zelândia, que congrega 10.500 produtores. A Fonterra é responsável por 25% da receita de exportação do país e figura entre as quatro principais cooperativas do mundo. O caso foi apresentado pela professora associada de Gestão do Agronegócio e co-diretora do Programa de Agricommerce da Massey University, Nicola Shadbolt.
Nicola Shadbolt também expôs as experiências da indiana Amul, detentora de 4% do mercado de leite mundial; da Arla Foods, com produtores cooperados em 13 países e produtos distribuídos em mais de 100 países; e da norte-americana Dairy Farmers of America, hoje responsável por 17% do comércio mundial do setor.
Vindo da Costa Rica, o presidente da Federación Panamericana de Lechería (Fepale), Bernardo Macaya, acrescentou mais um bom exemplo: a cooperativa Dos Pinos, da qual é vice-presidente e diretor do Conselho de Administração. A Dos Pinos exporta para 14 países a partir de três bases físicas. Possui 21 instalações para venda de insumos, medicamentos, concessão de crédito e capacitação dos produtores cooperados. Investe em programas de transferência de tecnologia e de responsabilidade social, fortalecendo as estratégias para acelerar o crescimento do agronegócio do leite na América Central.
(Assessoria de Comunicação – Congresso Internacional do Leite)
Rubens Neiva
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