9846991872?profile=original

O campo experimental da Embrapa Gado de Leite passará a contar com um sistema de produção intensiva de leite em Compost barn – estábulo cuja principal característica é possuir uma ‘cama’ de material orgânico que realiza a compostagem das fezes e urina dos animais e proporciona maior conforto. A inauguração do sistema ocorrerá às 10h desta quinta-feira, em Coronel Pacheco-MG, município próximo a Juiz de Fora, onde está localizada a sede da Embrapa Gado de Leite. Entre as presenças confirmadas para o evento estão o presidente da Embrapa, Celso Moretti, e dirigentes de entidades do setor.

Conforto animal – O Compost Barn da Embrapa leva o nome de “Vacas e Pessoas Felizes”. "Um animal feliz é bem alimentado, sadio, está num ambiente agradável e é bem tratado", explica o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins. Segundo o chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da unidade, Pedro Arcuri, além de promover o bem-estar animal, devido a um ambiente seco e climatizado, também proporciona uma rotina de trabalho mais confortável para produtor e empregados.  “Há muita tecnologia embarcada no sistema que a Embrapa está entregando. Câmeras e diversos sensores monitoram todo o ambiente, fornecendo informações sobre a temperatura, a atividade das vacas, iluminação etc. Nosso foco será a produção de conhecimento”. Tudo isso, segundo Arcuri, favorece o trabalho dos profissionais envolvidos e facilita a tomada de decisão do produtor.

A adoção do Compost Barn tem crescido entre os produtores nacionais. Já são mais de dois mil em funcionamento, mas há poucos resultados de pesquisa sobre a tecnologia. O sistema Embrapa tem capacidade para receber 100 vacas das raças Holandês e Girolando, além de um composto convencional para recria. Segundo Arcuri, a estrutura será fonte de pesquisas, gerando indicadores sobre a sua utilização em ambiente tropical, preenchendo uma importante lacuna.

Parcerias

A Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) é parceira no sistema de produção intensiva de leite da Embrapa. Agora, a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH) também se torna parceira e será dado início à avaliação genômica, o que irá impactar a predição de animais da raça e também da raça Girolando. Para que este Compost Barn se tornasse realidade, a instituição também contou com uma série de outros parceiros, entre eles empresas como a Microsoft e a TIM e três startups que participaram do Desafio de Startups do Ideas for Milk, provido pela instituição: Cowmed, Onfarm e Bionexus.

Rubens Neiva
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite