Foto: Marcos La Falce

Marcos La Falce -

A Embrapa Gado de Leite e o movimento #BEBAMAISLEITE comemorarão, no dia 29 de maio (quarta-feira), o Dia Mundial do Leite. Entre as atividades que integrarão a celebração está a reinauguração da Vitrine de Tecnologias do Leite®️, uma estrutura idealizada para apresentar, de forma dinâmica, lúdica e divertida, os elos que compõem a cadeia de produção do leite, da fazenda à mesa do consumidor. Segundo a chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Elizabeth Nogueira Fernandes, “os espaços temáticos e conteúdos informativos encontrados na Vitrine foram especialmente desenvolvidos para que o público infantil compreenda como se produz um leite de qualidade e a relevância do consumo dos alimentos lácteos para a saúde humana”.

Na agenda do dia também está previsto um talk show que abordará os mitos e verdades a respeito do leite (veja ao final desta reportagem), apresentado pela cantora e influenciadora digital Thaeme Mariôto e pelo professor, médico e pesquisador Carlos Nogueira. Esse momento do evento ocorrerá no auditório da sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora/MG, e terá transmissão ao vivo via Youtube e redes sociais.

Ana Paula Menegatti, co-idealizadora do movimento #BEBAMAISLEITE, alerta que nos últimos anos surgiram muitas fake news acerca do consumo de lácteos que devem ser combatidas. “Nutrição é uma ciência, e não deve ser confundida com opiniões e experiências individuais a respeito dos alimentos. O leite é a mais valiosa fonte de cálcio, potássio, vitamina D e proteínas. Na infância, contribui para o crescimento e desenvolvimento cognitivo; na fase adulta é essencial para prevenir a osteoporose”, destaca a Médica Veterinária.

O evento dedicado à comemoração do Dia Mundial do Leite conta com o apoio do movimento @avidapedeleite e patrocínio da Tetra Pak. “Para nós, é muito relevante nos conectarmos a ações como esta, que nos possibilitam pôr em prática a nossa promessa de proteger os alimentos, as pessoas e o planeta. Iniciativas como esta prestam um importante serviço ao contribuir para que o público tenha acesso a informações de qualidade. Somaremos à programação levando conteúdo educativo sobre a tecnologia por trás das embalagens cartonadas, traremos esclarecimentos do porquê ela dispensa o uso de conservantes e garante a segurança do alimento sem refrigeração antes da abertura da embalagem, além de informarmos a população sobre o processo de reciclagem das embalagens de leite da Tetra Pak® em uma das estações da Vitrine da Tecnologia do Leite”, declara Danilo Zorzan, diretor de marketing da Tetra Pak Brasil.

Ainda durante as comemorações do Dia Mundial do Leite, Embrapa e #BEBAMAISLEITE assinarão um contrato de parceria que prevê o desenvolvimento de atividades conjuntas de transferência de tecnologias que visam valorizar os benefícios e promover o consumo dos alimentos lácteos. Além dessa ação, a parceria buscará desenvolver outras atividades de comunicação para disseminação de conhecimentos incluindo a elaboração de novos conteúdos em diversos formatos como materiais impressos e audiovisuais, além de campanhas conjuntas de valorização da produção leiteira e do leite como alimento para todas as idades

Mitos e verdades sobre o leite

O leite é o alimento que mais suscita polêmicas, mas vem contribuindo para o desenvolvimento da humanidade desde que a agropecuária passou a ser utilizada pelos povos. Elencamos aqui alguns mitos e verdades sobre o leite:

- O leite é considerado um alimento completo? VerdadeO leite é um alimento que contém em sua composição proteínas, gordura, minerais, vitaminas e carboidratos. Portanto, é considerado completo nutricionalmente. Em nenhum outro alimento encontramos uma composição tão ampla de nutrientes.

- O leite contribui para ossos mais fortes? Verdade. Embora existam outras fontes naturais de cálcio, como as verduras verde-escuras, o leite é a mais importante, pois conta com a presença de caseinofosfopeptídeos, lactose e proteínas que facilitam a absorção do cálcio. Além do cálcio, o leite contém proteínas, fósforo e outros nutrientes que são essenciais para a saúde óssea, reduzindo o risco de fraturas e prevenindo o aparecimento de osteoporose.

O leite de caixinha tem conservantes? Mito. A legislação brasileira não permite a adição de nenhum tipo de conservante ao leite. Se isso ocorrer, caracteriza-se crime de fraude. Portanto, nenhum leite tem conservante!

- Leite causa inflamação? Muito pelo contrário. O que temos atualmente de mais robusto, quando pensamos em evidências científicas, é que o consumo de leite e seus derivados tem um potencial anti-inflamatório, ou seja, podem contribuir para a redução de inflamação.

Leite sem lactose é mais saudável? Mito. Os produtos sem lactose possuem a mesma composição nutricional dos lácteos tradicionais. Porém, apresentam lactose já “quebrada”, ou seja, possuem glicose e galactose, alternativas para pessoas com deficiência na produção de lactase.

O leite melhora a qualidade do sono? Verdade. Esse benefício se deve à presença de vários componentes do leite que promovem o sono, incluindo vitamina B12, nucleotídeos e triptofano. Esse aminoácido não é fabricado pelo corpo e modula a produção de serotonina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. E a serotonina, por sua vez, é usada na produção de melatonina, o hormônio do sono.

 O leite reduz os sintomas do estresse? Verdade. O estresse nos afeta de muitas maneiras, com impactos negativos no desempenho cognitivo. Para analisar como alguns alimentos poderiam proteger dos efeitos prejudiciais do estresse, pesquisadores da Universidade de Leeds examinaram a ingestão de certos tipos de gorduras, conhecidas como fosfolipídios.

Serviço:
Local: Embrapa Gado de Leite – Juiz de Fora/MG (Rua Eugênio do Nascimento 610 – Aeroporto)

Data: 29/05

Horário: 13:30 horas

Previsão para término: 18:00 horas

Rubens Neiva (MTb 5445)

Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: 32 99199-4757

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite