12401863081?profile=RESIZE_710x

Além de participar com estande institucional e vitrines tecnológicas na 22ª edição da Expoagro Afubra, realizada de 19 a 22 de março em Rio Pardo (RS), a Embrapa lança, na terça-feira (19), às 14h, a máquina Topa-tudo, que visa facilitar o plantio de mudas forrageiras, especialmente das variedades BRS Kurumi e BRS Capiaçu. O momento, no estande institucional, também conta com a assinatura de parceria para a realização de obras do Programa Leite Seguro para qualificação de estrutura de pesquisa da Embrapa Clima Temperado (RS) com foco no setor leiteiro.

Nas vitrines tecnológicas, a Embrapa apresenta tecnologias em oito áreas temáticas: agroenergia, avicultura colonial, forrageiras e integração lavoura-pecuária (ILP), produção leiteira, fruticultura, grãos e conservação do solo, hortaliças e segurança alimentar, além de espaços dedicados ao Programa Leite Seguro e ao Projeto Quintais. Ao todo, nove Unidades estão representadas: Arroz e Feijão (GO), Cerrados (DF), Clima Temperado, Gado de Corte (MS), Gado de Leite (MG), Milho e Sorgo (MG), Pecuária Sul (RS), Trigo (RS) e Uva e Vinho (RS). 

Máquina Topa-tudo

Topa-tudo foi desenvolvida para facilitar o plantio de mudas de espécies forrageiras - especialmente das cultivares BRS Kurumi e BRS Capiaçu - que é feito de forma manual, por estacas ou mudas. Normalmente, no caso dessas cultivares, são necessárias duas pessoas, trabalhando por cinco dias, para plantar um hectare. Mas, com a máquina é possível realizar esse mesmo trabalho dentro de um dia. O equipamento está em exibição na área de forrageiras da vitrine de tecnologas da Embrapa.

Topa-tudo reduz o tempo de plantio, o número de operações de preparo do solo e a penosidade do trabalho. Também diminui os custos de produção relacionados ao plantio, aumentando a área plantada em até oito vezes em comparação ao plantio convencional manual. O equipamento foi desenvolvido em parceria entre a Embrapa e o produtor Joaquim Kurz Filho.

Por ser versátil, com possibilidade de ajuste de espaçamento, a máquina ainda pode ser utilizada para o plantio de espécies arbóreas, de cana-de-açúcar e de mandioca, por exemplo, bem como de outros capins. “Todas essas espécies que são plantadas por mudas podem ser plantadas com a Topa-tudo”, explica o supervisor do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia e responsável pela condução das vitrines de forrageiras da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Bender

Assinatura de obras do Programa Leite Seguro

As assinaturas formalizam a realização das obras para ampliação e qualificação da estrutura do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (Sispel) da Embrapa Clima Temperado. Assinam representantes da Embrapa, do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul (LFDA/RS) e das empresas responsáveis pelas obras, a Signor Concretos Ltda e a Herbstrith Engenharia.

Estão previstas a expansão do Laboratório de Qualidade do Leite (LabLeite) para qualificação das pesquisas com resíduos e contaminantes; e a construção do Laboratório de Campo para estudos zootécnicos na atividade leiteira e capacitação de técnicos e produtores. Parte das obras já está em andamento e a previsão é que ambas as estruturas sejam concluídas até dezembro de 2024.

Atualmente, o LabLeite é credenciado junto à Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e acreditado no Inmetro para realização de análises de composição, contagem de células somáticas e contagem bacteriana total do leite. Para a qualificação, os recursos foram captados pelo Programa Leite Seguro, iniciativa realizada em parceria entre Embrapa, LFDA e Ministério da Justiça e Segurança Pública.  

Outras tecnologias em destaque

Entre as tecnologias em destaque nas vitrines, dois lançamentos recentes da Embrapa Clima Temperado ligados à área de hortaliças: o morango BRS DC25 (Fênix), lançado em setembro do ano passado, e a batata BRS Gaia, lançada em novembro. Nessa mesma área, a Embrapa Hortaliças ainda apresenta as variedades de batata-doce BRS CotingaBRS Anembé e CIP BRS Nuti. Raízes da variedade de cenoura BRS Carmela e o biofertilizante Arbolina podem ser conferidos no espaço institucional.

Da Embrapa Pecuária Sul, o foco nas vitrines são as pastagens capim-sudão BRS Estribotrevo-branco BRS URS Entrevero e trevo-vermelho URS BRS Mesclador; as práticas “Pasto sobre pasto”, que garante melhor distribuição de forragem, e “Manejo água no solo”; além da Enxada química, que realiza a aplicação seletiva de herbicida para a eliminação de plantas indesejáveis em pastagens.  

Já pela Embrapa Trigo, estão sendo apresentadas seis cultivares de soja (BRS 5601RRBRS 5804 RRBRS 6105 RRBRS 6203 RRBRS 1054 IPRO e BRS 1056IPRO), também nas vitrines a campo. E entre os cereais de inverno, a Unidade ainda exibe duas cultivares de cevada (BRS Entressafra e BRS Korbel), três de trigo (BRS TarumaxiBRS Pastoreio e BRS TR271) e um de triticale (BRS Zênite).

Por fim, da Embrapa Uva e Vinho, em exposição quatro cultivares de uvas para produção de mesa (BRS VitóriaBRS IsisBRS Núbia e Niágara Rosada) e três cultivares para processamento (BRS MagnaBRS Violeta e BRS Carmem). Além disso, no tradicional vinhedo demonstrativo, técnicos apresentam algumas práticas de manejo para implantação e condução dos vinhedos, bem como tecnologias para o cultivo da videira, como o Gestfrut e Uzum.

  

Francisco Lima (13696 DRT/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (53) 3275-8206

 
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite