13520952280?profile=RESIZE_710xPesquisadores da Embrapa Gado de Leite também falarão sobre doses de dessecação de Brachiaria ruziziensis em dinâmica agropecuária no Mato Grosso do Sul

Embrapa Gado de Leite estará presente na Dinapec, que acontece nos dias 25 e 26 de março na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS. Um dos temas abordados durante o evento será a “Alimentação na seca em bovinocultura de leite para agricultura familiar”. Em conjunto com a Agraer, a unidade da Embrapa levará informações tecnológicas sobre as cultivares de capim-elefante BRS Capiaçu e BRS Kurumi.

As características da cultivar BRS Integra (Urochloa ruziziensis), as doses de herbicidas para dessecação e o volume de palhada para plantio direto serão outros temas apresentados pelos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite durante o evento. As inscrições para a Dinâmica Agropecuária são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento.

Cultivares 

- BRS Capiaçu – Este ano fez uma década que a cultivar de capim-elefante BRS Capiaçu foi registrada no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC). Com elevado potencial de produção e bom valor nutritivo, o capim pode ser utilizado na forma de silagem ou picado verde. A silagem da BRS Capiaçu constitui alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite e carne bovina e, também, para pequenos ruminantes.

- BRS Kurumi – Cultivar de capim-elefante é utilizada em sistemas de produção animal sob pastejo. O capim se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais, o que possibilita ao produtor a intensificação da produção de leite e carne a pasto, permitindo altas taxas de lotação e excelente desempenho por animal. A cultivar caracteriza-se por apresentar touceiras de formato semiaberto; folha e colmo de cor verde e internódio curto. 

- BRS Integra – É a primeira cultivar de Urochloa ruziziensis oriunda do programa de melhoramento genético conduzido pela Embrapa para as condições brasileiras. Foi desenvolvida para ser uma alternativa de forrageira para a produção de palhada nos sistemas de ILPF. Apresenta maior produção de massa seca de forragem total e de folhas no outono/inverno. A maior produção na seca a torna mais indicada para os cultivos que integram lavoura, pecuária e floresta, podendo contribuir com o aumento de produtividade desses sistemas. 

Dinapec

A Dinâmica Agropecuária - Dinapec, realizada pela Embrapa Gado de Corte, está em sua 16ª edição. No ano passado, o evento contou com a participação de cerca de três mil visitantes do Brasil, Bolívia e Paraguai. O tema do evento deste ano é “Sustentabilidade do campo para o planeta”.

Na abertura do evento (24/03), ocorrerá o Fórum Pré-COP 30, que irá debater a bovinocultura de corte brasileira no contexto das mudanças climáticas. A iniciativa busca alinhar o Brasil às metas globais de sustentabilidade, preparando o setor para os debates da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

Além das dinâmicas agropecuárias serão realizados quatro painéis: “Carbono sobre Controle” (manhã do dia 25); “Saúde única” (tarde do dia 25); “Sistemas pecuários sustentáveis” (manhã do dia 26) e “Integração na produção agropecuária” (tarde do dia 26).

A Dinapec reúne 15 unidades da Embrapa e conta com a parceria de instituições como o Sistema Famasul, Senar-MS, Governo do Estado (Semadesc - Agraer), Acrissul, Acrimat, Unipasto, Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), TIMAC Agro, dentre outras.

O evento de abertura será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande/MS e as demais atividades ocorrem no campo experimental da Embrapa Gado de corte (Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, Campo Grande/MS).

  

Rubens Neiva
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite