A Embrapa Pecuária Sul disponibiliza, a partir do dia 13 de outubro, um questionário que busca melhor compreender os fatores de risco para a ocorrência do carrapato-dos-bovinos (Rhipicephalus microplus) e da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) nas propriedades rurais de todo o Brasil. A TPB é um dos principais problemas decorrentes da infestação pelo parasita e consiste em um complexo de doenças causadas pelos protozoários Babesia bovis e Babesia bigemina (babesiose), e pela rickettsia Anaplasma marginale (anaplasmose).

Conforme a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Emanuelle Baldo Gaspar, os resultados da pesquisa darão suporte a uma ferramenta para uso a campo que vai permitir a realização do diagnóstico da babesiose de forma precisa e rápida. “Vamos utilizar essas informações para o modelo de negócios do teste de diagnóstico da babesiose que estamos desenvolvendo, mas principalmente para conhecer a percepção dos técnicos e produtores rurais sobre a doença”, disse a pesquisadora.

O questionário busca compor um panorama sobre os problemas que o setor pecuário enfrenta em relação aos carrapatos e à Tristeza Parasitária Bovina. A enquete aborda itens como níveis de infestação, produtos, formas, frequência de controles e tratamentos realizados para o carrapato, maneiras de identificação, diagnóstico e notificação da TPB, dados gerais das propriedades, entre outras informações.

A pesquisa é direcionada a produtores rurais e técnicos, como médicos veterinários ou outros profissionais que atuam diretamente no controle do carrapato e da TPB. Para acessar o questionário basta clicar aqui.

Felipe Rosa (14406/RS)
Embrapa Pecuária Sul

Contatos para a imprensa
pecuaria-sul.imprensa@embrapa.br
Telefone: (53) 3240-4781

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite