A Semana Tecnológica em Cereais de Inverno – CerealTec destaca a produção e a conservação de forragens para a competitividade da atividade leiteira no Rio Grande do Sul. A programação do dia 01 de outubro é destinada a agricultores e profissionais que atuam na área de nutrição animal.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de leite no Brasil, com 4 bilhões de litros/ano, logo atrás de Minas Gerais e Paraná. Segundo o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no RS, recém divulgado pela Emater/RS-Ascar, a produtividade média do rebanho leiteiro está em 14,33 litros por vaca/dia, acima da média nacional de 11,4 l/vaca/dia (Anuário do Leite).
Os motivos para a maior produtividade leiteira no RS podem ser atribuídos aos investimentos em genética e na alimentação do rebanho. Conforme Jaime Ries, assistente técnico estadual da Bovinocultura Leiteira na Emater/RS-Ascar, a maioria dos estabelecimentos produtores de leite no Rio Grande do Sul (84%) adota o sistema à base de pasto com suplementação, principalmente em função da disponibilidade de pastagens anuais no período de inverno. Além de assegurar oferta de alimento ao longo do ano, o planejamento forrageiro também reduz custos, já que o uso de grãos e outros suplementos podem aumentar os custos de produção em até quatro vezes.
Associado ao pastejo e à ração, o produtor também pode utilizar silagem de inverno como fonte de proteína do rebanho. O pesquisador da Embrapa Trigo, Renato Fontaneli, lembra que “o produtor está acostumado a fazer silagem de milho como fonte de energia para os animais, mas como o milho concorre com a valorização da soja, acaba restando pouco espaço para o milho no verão, ao passo que no inverno grande parte das áreas produtivas ainda ficam ociosas”. A silagem de milho é frequente em mais de 90% das propriedades leiteiras do RS, enquanto a utilização de silagem de inverno está presente em 36,64%. Estudos da Embrapa Trigo mostram que para cada kg/MS de silagem de cereais de inverno é possível produzir até 1,3 kg de leite.
Para saber como potencializar o desempenho animal com alimento conservado e conhecer as novas cultivares forrageiras de inverno, participe da CerealTec com a programação na tarde do dia 01 de outubro, às 13h30, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Inscrições gratuitas em https://www.embrapa.br/trigo/cerealtec. A promoção é da Embrapa e Emater/RS-Ascar, com apoio do SDR/RS, Sicredi, Sulpasto, UPF e MSDC Consultoria.
Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo
Contatos para a imprensa
trigo.imprensa@embrapa.br
Telefone: +55 54 3316-5800
Comentários