Após sucessivas altas nos preços de leite e derivados, a redução da demanda, o aumento da produção e da importação fazem os preços cederem. Quedas são registradas desde o leite recebido pelo produtor até o pago pelo consumidor.
Os custos de produção aumentaram em agosto, mas os termos de troca ainda foram favoráveis ao produtor.
Veja essa análise completa na Nota de Conjuntura, disponível no Centro de Inteligência do Leite.
Informativo periódico de divulgação de publicações técnicas do Centro de Inteligência do Leite - CILeite.
Equipe: Alziro Carneiro, Glauco Carvalho, Oscar Tupy, José Luiz Bellini, Kennya Siqueira, Luiz Aguiar, Leandro Rubiale, Lorildo Stock, Manuela Lana, Marcos Hott, Paulo Martins, Ricardo Andrade, Samuel Oliveira, Victor Lima, Walter Magalhães Júnior, Wneiton Gomes.
O conteúdo do CILeite pode ser reproduzido, desde que seja citada a fonte da publicação.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Comentários
Grato Samuel José de Magalhães Oliveir !
Boa tarde, Lux Maia
Responderei suas questões a seguir.
1 - Não temos estatísticas em tempo real para aferir a contribuição destes dois fatores: aumento de produção e importação. Os dados de produção de leite inspercionado, por exemplo, estão disponíveis até junho deste ano apenas. Sabemos, no entanto, que as importações brasileiras de lácteos se aproximaram a 10% do total produzido no país, o que é elevado. Mostrando a contribuição deste fator. Mas também há relatos de muitos produtores que, a partir dos preços mais elevados, passaram a fornecer mais alimentação aos animais, aumentando a produção.
2 - A Embrapa mantém informações atualizadas sobre a inflação do leite (ICPLeite), ou seja, sobre a variação do custo do leite. Veja em: https://www.cileite.com.br/content/%C3%ADndice-de-custo-de-produ%C3...
A Embrapa também disponibiliza boletim com estatísticas atualizadas sobre o preço recebido pelos produtores de leite. Veja em: https://www.cileite.com.br/content/indicadores-leite-e-derivados-1
Não temos informação sobre qual segmento aumentou sua produção nos últimos meses. Historicamente o volume de produção oriundo das grandes propriedades tem aumentado no Brasil e no Mundo, pois há ganhos de escala na produção de leite.
3 - Importou-se mais leite pois ele estava mais barato fora do Brasil e faltou leite no mercado interno.
As importações advêm principalmente da Argentina.
O leite de lá é mais barato que o nosso, produzem a menor custo.
As importações acontecem pois, em regra nosso produto ainda é mais caro que o concorrente externo. Isso pode mudar com mudança nos sistemas de produção de leite visando melhoria da qualidade e redução de custos. Este processo já está em curso na pecuária leiteira nacional. Acreditamos que, em um futuro não muito distante, nossa diferença em relação ao mercado externo, possa diminuir bastante.
Atenciosamente
Samuel Oliveira
Pesquisador em Economia
Embrapa Gado de Leite
Olá
Gostaria de entender algumas coisas com base na referida nota conjunta:
"O mercado spot registrou queda de 37,6% no preço praticado no mês de agosto, fechando a segunda quinzena a R$ 2,83/ L. É uma rápida mudança de tendência em relação aos últimos meses, demonstrando que começou a haver maior quantidade de leite disponível para a indústria. Esta maior disponibilidade é explicada pelo aumento da produção de leite, em resposta aos estímulos proporcionados pelos preços mais elevados pagos aos produtores e ao período de safra no sul brasileiro. Também ocorre por conta do aumento das importações de lácteos que atingiram o equivalente a 172 milhões de litros em agosto, um aumento de expressivos 63,3% em relação a julho e 129,9% em comparação com agosto de 2021.
Neste trecho é dito que o aumento de produção foi devido a dois fatores: 1) aumento de produção interna que, por sua vez, aumento em vista da valorização do leite e 2) em função da importação que teve alta > 60%.
Grato pela atenção. Adorarei entender mais sobre o tema.
Lux Maia