Com o tema "Diversificação e Inovações para uma Agropecuária Sustentável", a SIT (Semana de Integração Tecnológica) chega à sua 11ª edição em 2018, somando mais de 17 mil participantes em toda a sua história. Realizado de 21 a 25 de maio na Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), o evento traz como destaques este ano a realização de cinco seminários, que vão abordar os assuntos "pecuária leiteira", "agricultura digital", "sistemas integrados de produção", "horticultura" e "ILPF".
De acordo com o coordenador do evento, o engenheiro agrônomo da Embrapa Milho e Sorgo Fredson Ferreira Chaves, a escolha do tema foi motivada "pela diversidade de atividades que compõe o agronegócio desta região, pela necessidade de discutir soluções tecnológicas inovadoras que podem impulsionar os setores do agronegócio e pelo atual e futuro contexto, onde é cada vez mais crescente o uso do arsenal tecnológico digital, já realidade na agricultura brasileira e mundial".
Ainda segundo ele, a Semana de Integração Tecnológica se propõe a integrar instituições e os diversos setores que compõem o segmento agropecuário, promovendo o diálogo e a troca de experiências entre produtores rurais, pesquisadores, técnicos da extensão rural, universidades e empresas privadas, com princípio norteador de atender às demandas agropecuárias e ambientais da região Central de Minas Gerais, uma das responsáveis pelo Produto Interno Bruto do Estado, "sendo que o setor agropecuário detém significativo percentual dessas contribuições", acrescenta o agrônomo.
Lançamentos e atrações
Uma cultivar de milheto será lançada pela Embrapa - a variedade BRS 1502 (veja mais informações abaixo) - além da oferta de dois cursos à distância: Agricultura de Baixo Carbono (capacitação online sobre as principais tecnologias do Plano ABC visando a divulgação de conhecimentos sobre essa política pública nacional que tem como objetivos reduzir as emissões de gases de efeito estufa da agricultura por meio de sistemas de produção sustentáveis) e IrrigaWeb (capacitação online em uso e manejo de irrigação).
MILHETO - A cultivar de milheto BRS 1502 foi desenvolvida como produtora de grãos, de forragem e de palhada de alta qualidade, com crescimento rápido, alta capacidade de rebrota e de extração de nutrientes. É uma variedade de polinização aberta. Possui ciclo médio, com 60 dias da emergência ao florescimento, boa capacidade de perfilhamento e de recuperação na rebrota. Tem bom potencial de produção de massa em sistemas de plantio direto e alta produção de grãos (média de 2.500 quilos de grãos por hectare). Apresenta excelente sanidade foliar, tolerância ao acamamento e sistema radicular profundo.
SERVIÇO
A Semana de Integração Tecnológica oferece ainda uma série de atividades, com soluções tecnológicas, práticas e inovações para o setor agropecuário. A realização é da Embrapa, Universidade Federal de São João del-Rei, Emater-MG e Epamig. As inscrições estão abertas e são feitas pela internet. Todas as informações sobre o evento, inclusive a realização das inscrições, estão disponíveis no site http://sit.cnpms.embrapa.br/ .
Evento: 11ª Semana de Integração Tecnológica
Quando: 21 a 25 de maio de 2018
Onde: Sete Lagoas-MG: Embrapa Milho e Sorgo, Epamig e UFSJ
Inscrições: de 18/04 a 21/05/2018 pelo site http://sit.cnpms.embrapa.br/
Informações: (31) 3027-1323 / (31) 3027-1886
Guilherme Viana (MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1905
Comentários