13749053685?profile=RESIZE_710x

Na quinta (16), a Embrapa Tabuleiros Costeiros realizou, no Campo Experimental Jorge Sobral, em Nossa Senhora das Dores (SE), na Oficina GliriNUTRI, uma capacitação voltada para técnicos e multiplicadores do estado de Sergipe com foco na leguminosa gliricídia em sistemas integrados. 

O evento reuniu cerca de 50 participantes, que tiveram a oportunidade de divulgar seus conhecimentos sobre o uso da gliricídia ( Gliricidia sepium ) em sistemas de produção específicos para alimentação de ruminantes.

Com carga horária de cinco horas, um workshop integrou momentos teóricos e práticos, apresentando tecnologias agropecuárias externas à sustentabilidade da pecuária no Agreste sergipano. 

A programação conto com quatro estações temáticas, conduzidas pelos pesquisadores Evandro Muniz e José Rangel e pelo analista Samuel Souza, além de representantes do Banco do Nordeste (BNB). 

Entre os temas envolvidos incluíram o cultivo adensado e consorciado da gliricídia, a produção e distribuição de mudas e as boas práticas de manejo da leguminosa.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer melhor o GliriNUTRI , solução tecnológica da Embrapa que propõe o uso da gliricídia como fonte alternativa de proteína na dieta de ruminantes. A oferece solução de redução de custos na alimentação animal e maior resiliência em períodos de seca, podendo ser contratados por produtores de diferentes portes e em solos de baixa fertilidade.

Acesse aqui a página para participar do curso online sobre GliriNUTRI na plataforma e-Campo, vitrine de capacitações online da Embrapa.

A Oficina GliriNUTRI integrou as ações do projeto 'Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) para Polos de Desenvolvimento da Região Nordeste do Brasil', liderado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros.

A ação foi coordenada por Samuel Souza, com o objetivo de fortalecer a transferência de tecnologias sustentáveis ​​e ampliar o uso de alternativas forrageiras adaptadas ao Agreste e Semiárido nordestino. 

São parceiros da iniciativa do BNB, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), Prefeituras Municipais e Secretarias Agrícolas de Nossa Senhora das Dores, Gracho Cardoso e Cumbe (SE) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

 

Saulo Coelho (MTb/SE 1065)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Consultas de imprensa

Número de telefone: (79) 4009-1381

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite