Especialistas de diferentes instituições discutirão, nos dias 5 e 6 de julho, desafios para a produção de caprinos e ovinos leiteiros no 18º Workshop sobre Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica, que será realizado pela Embrapa em Coronel Pacheco (MG). Os debates serão conduzidos em dois painéis temáticos. O primeiro abordará novos enfoques para a produção de leite, com ênfase em melhoramento genético e controle parasitário. O segundo painel, sobre perspectivas e desafios para as cadeias, trará experiências sobre gerenciamento de rebanhos, turismo rural e problemas de sanidade animal. Interessados podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/18-workshop-caprinos-mata-atlantica
Segundo a pesquisadora Izabel Carneiro, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos (sediado na Embrapa Gado de Leite), os painéis foram planejados para atender aos anseios de públicos que costumam participar das edições do Workshop, como acadêmicos, extensionistas, produtores e consumidores. “Estamos ansiosos para perceber o entendimento do cenário pós-pandemia, pois houve uma flutuação dos atores da cadeia produtiva de leite de cabras e ovelhas. Precisamos entender como eles estão percebendo o setor, quais suas expectativas e a percepção sobre nosso trabalho”, ressalta ela.
A pesquisadora observa também que, nos últimos anos, as atividades dessas cadeias produtivas têm se diversificado, inclusive com presença no mundo virtual, e é importante trazer este aspecto para o debate. “Notamos a riqueza de novas incursões na atividade. Novos criadores, novas raças sendo trabalhadas. O mais notório é a participação, cada vez mais expressiva, de derivados lácteos caprinos e ovinos nos concursos pelo Brasil. Esta presença mais intensa nos traz mais responsabilidade para propor temas cada vez mais pertinentes e enriquecedores para o setor produtivo”, reforça Izabel.
Na programação do evento, estarão especialistas de consultoria privada, da Embrapa, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Asociación Nacional de Criadores de Caprino de Raza Murciano-Granadina (Caprigran), da Espanha. Os painéis temáticos acontecerão no dia 5, nos períodos da manhã e tarde (programação abaixo), com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no YouTube (https://www.youtube.com/EMBRAPA). No dia 6, os participantes percorrerão o Circuito Serras e Cabras da Mata Atlântica.
O Workshop acontecerá no Auditório do Nutecc, no Campo Experimental José Henrique Bruschi, da Embrapa Gado de Leite (Rodovia MG 133 - Km 42, Zona Rural, Coronel Pacheco-MG). O evento integra a programação técnica da 20ª Cabra Fest e tem patrocínio da Prefeitura de Coronel Pacheco, do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e Associação dos Empregados da Embrapa Gado de Leite.
Programação do Workshop
Dia 05/07/2024 (sexta-feira)
08h00 - Abertura
09h00 - Painel I: Novos enfoques na produção de caprinos e ovinos leiteiros
• Capragene: atualizações sobre o Programa de Melhoramento Genético, com Olivardo Facó, Embrapa Caprinos e Ovinos (Ceará)
• Melhoramento genético de caprinos leiteiros: a experiência Caprigran, com Javier Fernandez, Caprigran (Espanha)
• Controle parasitário, controle seletivo e diagnóstico da resistência anti-helmíntica, com Marcel Teixeira, Embrapa Caprinos e Ovinos (Ceará)
12h30 - Intervalo para almoço
13h30 - Painel II: Perspectivas e desafios para a produção de caprinos e ovinos leiteiros
• Sistema de gerenciamento de rebanhos de pequenos ruminantes leiteiros, com Felipe Seabra, Consultoria em Pequenos Ruminantes (São Paulo)
• Turismo rural: inovação e empreendedorismo, com Diana Costa de Castro, Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro)
• Potenciais impactos econômicos da hidrometra sobre os sistemas de produção de caprinos leiteiros, com Glauco Rodrigues Carvalho e Luiz Antônio Aguiar de Oliveira, Embrapa Gado de Leite (Minas Gerais)
18h00 - Encerramento
Dia 06/07/2024 (sábado)
9h00 às 12h00 - Circuito Serras e Cabras da Mata Atlântica
Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos
Contatos para a imprensa
caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br
Telefone: (88) 3112.7413
Comentários