Resumo: O ano de 2023 foi desafiador para o setor leiteiro no Brasil. O país bateu recorde de importação de lácteos, sendo a maior parte desses produtos vinda dos nossos vizinhos sul-americanos, Argentina e Uruguai. A mudança na oferta e na demanda de leite refletiu-se no comportamento das margens financeiras em todos os elos da cadeia, em especial no poder de compra do produtor. Os detalhes dessa conjuntura de mercado vivida no último ano são apresentados nas análises de especialistas nas seções ‘Análise Brasil’ deste Anuário. A partir deste cenário, pesquisadores trazem informações do Brasil e de outros países e propõem ações estruturantes, conforme o artigo “10 reflexões sobre a competitividade e os desafios do leite brasileiro”, que destaca, dentre outros aspectos, a importância da eficiência na gestão técnica e econômica para que o produtor se man- tenha de forma sustentável na atividade. Para isso, a ciência brasileira tem muito a contribuir com tecnologias já disponíveis e incorporadas ao setor produtivo, tais como as práticas para recuperação de pastagens degradadas, as técnicas para redução da pegada de carbono do leite e o protocolo de biosseguridade em fazendas leiteiras. Há ainda soluções a serem lançadas em breve, como a avaliação genética genômica multirracial, que permitirá identificar animais Gir Leiteiro com genética superior para cruzamento com bovinos da raça Holandesa a fim de se obter o melhor Girolando. O desenvolvimento e a disponibilização dessas tecnologias envolvem uma gama de parceiros públicos e privados, que permite a soma de competências e esforços para acelerar a evolução tecno- lógica da pecuária de leite nacional. É nesta direção que se inserem outras iniciativas apresentadas nesta edição, a exemplo do Laboratório Multiusuário de Bioeficiência e Sustentabilidade da Pecuária, hub de geração de conhecimentos, serviços e produtos junto a parceiros públicos e privados. As ações estratégicas para este segmento não se restringem à pesquisa, mas também incluem a transferência de tecnologia, como a iniciativa piloto da rede Embrapa-ATER (empresas estaduais de assistência técnica e extensão rural) de compartilhamento de conhecimentos e tecnologias focadas em bovinocultura de leite. E para fechar o ciclo da cadeia produtiva do leite, uma das mais importantes do Brasil, chegamos ao consumidor, que tem o poder de ditar o ritmo e a direção da inovação. Esta publicação traz as tendências atuais no consumo e uma análise do dilema do consumidor, que precisa optar entre o prazer e o alimento saudável, avaliando os movimentos na demanda de leite e derivados no Brasil, além da evolução das campanhas de marketing do leite em uma perspectiva global, incluindo a experiência exitosa do “Movimento Beba Mais Leite”. Desta forma, o Anuário do Leite 2024 constitui-se em uma publicação que permite entender o passado recente e os principais desafios para construir as bases para um futuro promissor, baseado na soma de esforços organiza- dos pelos diversos atores deste setor.
Ano de publicação: 2024
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