Como melhorar a qualidade da água na propriedade

Visualizações: 505
Obter código incorporado
O vídeo a seguir mostra a instalação do clorador em uma propriedade para melhoramento da água. O pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcelo Otenio, explica passo a passo como funciona o processo e onde encontrar os materiais para o procedimento. Ele fala ainda sobre a importância do clorador na melhoria da qualidade da água.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • boa noite Pedro cunha, existe um mito de que a água clorada possa interferir nas bactérias od rumem, e isto é realmente um mito. O cloro na dosagem que indicamos pode e deve ser utilizada em toda propriedade desde os bebedouros e ainda mais importante na sala de ordenha. O cloro no teor de 0,5 a 1,0 mg/L ou ppm não vai interferir na flora ruminal e os animais não vão refugar o consumo.

  • Tem que tomar cuidado com isso pois agua clorada para o consumo de animais pode nao ser tao bom pois mata bactérias de rumem 

  • Bom dia Romão, muito importante todas as suas colocações, o controle do manancial (fonte de água) é essencial para que o tratamento com cloro funcione e exerça sua função primordial de segurança, saúde e qualidade. Na produção leiteira a cloração é relevante, tanto quanto na pecuária de frangos ou suínos quando precisamos de água tratada para limpeza dos tetos dos animais e limpeza dos utensilios da ordenha ou enxague da ordenhadeira. Assim considero que todos que trabalham com produção de leite devam estar atentos a esta inovação na atividade.

    Sugiro que veja nossa apresentação sobre água na propriedade rural: http://www.slideshare.net/marcelootenio/slideshelf

  • De fato cloração da água para consumo humano e de animais criados de forma intensiva (frangos para o corte e suinos) necessitam deste tipo de tratamento. Conforme o Sr.Marcelo Otenio cita, inúmeros dosadores estão sendo ofertados. Mas acredito que algumas ações preventivas devem ser tomadas. 1) Fontes naturais: cuidados necessários para evitar a contaminação; proteção no entorno da área com cercas de arame; facilitar o surgimento subterrâneo da água; 2) Inspeção constante em todo o sistema fornecedor de água desde a fonte até a caixa de água; 3) inspeção, limpeza da tubulação e da(s) caixa(s) de água; 4) uso de alguns métodos naturais, quando a água estiver turvada, como as sementes de Moringa, que agem como decantadoras de particulas; 5) analisar a origem da água à montante, quando do uso de açudes e ou reservatórios de maior porte e dimensão;6)quando do uso das águas de chuvas os cuidados devem ser um pouco diferenciado, tendo o cuidado de desprezar os 10 primeiros minutos, para que ocorra uma "lavagem" de impurezas -pó,folhas, pequenos fragmentos de galhos e ramos, penas de passáros, insetos e etc:

    Atenciosamente.

    Médico Veterinário Romão Miranda Vidal.

  • Bom dia Olímpio, o material já vem com o clorador, ele não é montado pelo usuário, voce só vai precisar entrar na internet, pesquisar por clorador modelo clroro difusor e procurar por uma firma que te atenda, temos comprado este equipamento por preços que variam de 160 até 300 reais. Para especificamente a instalação é material hidráulico básico como canos e reduções que vão depender da bitola da sua rede alem da lixa e cola para PVC. espero ter colaborado

  • Prezados, quais os materiais utilizados para construir o clorador? Gostaria de receber a listagem e as especificações.

    Obrigado.

This reply was deleted.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –