Prof. Marcos Marcondes fala sobre exigências nutricionais em gado de leite

Visualizações: 468
Obter código incorporado
Prof. Marcos Inácio Marcondes Bovinocultura de Leite Universidade Federal de Viçosa O Prof. Marcos Marcondes questiona quais seriam os principais impactos de...

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.

Participe da Rede de Pesquisa e Inovação em Leite

Comentários

  • Olá a todos,

     

    Primeiramente obrigado pelo comentários.

    Temos que lembrar que o Brasil hoje é cada vez mais aceito na comunidade internacional. O tema exigências nutricionais é foco de importantes congressos e os pesquisadores de outros países veem com bons olhos as pesquisas com exigências nutricionais feitas no Brasil, uma vez, como já dito, que eles não tem esse tipo de pesquisa por lá.Há muito a ser estudado ainda, e mesmo sistemas mais antigos, como o NRC (2001), tem muito erros ou dados empíricos. Assim,  Acredito que o desenvolvimento de tabelas brasileiras trará grande destaque para o Brasil. 

    Abraços

    Marcos Marcondes

  • Prezados Mariana Leovegildo,

    Acho bastante interessante os pontos de vista observados, contudo acho boa a discussão, uma vez que não concordo totalmente do que foi falado. Acredito que na maioria dos sistemas de produção não temos a real necessidade do fechamento total dos requerimentos nutricionais, conforme foi dito, mas temos outros vários sistemas aonde a o ajuste fino irá proporcionar não só maior produtividade, mas também maior retorno econômico. Cabe ressaltar que um estudo desse (científico), ainda necessita ser realizado no Brasil, uma vez que temos apenas estimativas sem caráter científico.

    Outro ponto a observar é que apesar de não haver a necessidade do fechamento total dos requirimentos dos animais, o exemplo das Tabelas Brasileiras de Exigências Nutricionais para Zebuínos (BR-CORTE) tem mostrando que grande parte dos dados americanos não se aplicam no Brasil para bovinos de corte, e isso pode ser mais intenso se considerarmos que para animais de aptidão leiteira teremos, além do efeito de raça, o efeito de temperatura e umidade que eles não tem por lá, além do efeito da atividade de animais em sistema de pastejo.

    Acredito que muitos estudos são necessário pois, embora os sistema internacionais apresentem equações de correção para os efeitos acima citados, uma leitura nos artigos que as geraram irá evidenciar uma ausência de relação com o nosso sistema de produção. Dessa forma, é possível que mesmo em sistema menos intensificados, o desenvolvimento de programas exigiências nutricionais para animais de aptidão leiteira no Brasil poderá trazer não só retornos em produtividade, mas também financeiro.

    Um abraço a todos

    Marcos

  • Leovegildo,

     

    como acredito que essa tema é muito importante, vou continuar a discussão desse assunto no fórum com o tema: "Qual a importância de se estudar exigências nutricionais em gado de leite em condições tropicais?"

     

    Acredito ser uma ótima oportunidade para buscarmos as maneiras mais adequadas de auxiliar os produtores de leite.

     

    Aguardo os comentários de vocês.

     

    Abraço,

     

    Mariana

  • Prof. Marcos e Marina:

     

    Creio que mais importante do que conhecer as exigências nutricionais de animais criados como atividade econômica seria o entendimento da resposta destes ao suprimento ou ao consumo desses nutrientes. Exigências nutricionais teria mais importância para os fabricantes de ração para animais de estimação (pets), pois nesse caso a questão econômica não importa tanto. Para produção animal não faz sentido "atender plenamente suas exigências nutricionais", pois em qualquer sistema biológico, tanto animal quanto vegetal, é anti-econômico trabalhar para obtenção de respostas máximas ou para maximizar a produção. A faixa econômica ou o nível econômico ótimo será atingida, sempre, antes da resposta máxima, quando o custo dos insumos for maior que zero.

    Outra questão importante é que os sistemas internacionais não evoluiram de linhas de pesquisa delineadas especificamente para "definir exigências". Com a compilação de dados de publicados de uma série de estudos planejados para solucionar problemas específicos, pode-se chegar tanto a sistemas de resposta aos nutrientes quanto a tabelas estáticas com exigências estimadas. No que tange a utilização de recursos financeiros alocados para pesquisa, parece que a eficiência é maior, pois as "exigências" ou respostas aos nutrientes e a outros fatores do meio, aparecem como um "sub-produto" dos esforços e recursos utilizados na solução de vários problemas.

  • Oi Marcos,

     

    Gostaria de agradecer a sua participação no REPILeite.

     

    Acredito que o uso de sistemas internacionais para predição das exigências nutricionais para animais mestiços, zebuínos em nossas condições podem ser indevidos. Infelizmente ainda não temos dados nacionais suficientes para elaboração de tabelas nacionais.

     

    Existe um esforço de várias instituições para somarmos esforços para desenvolver essas equações para as nossas condições.

     

    Acredito que um dos maiores desafios está na predição de consumo de vacas mestiças a pasto, já possuímos diversos estudos nacionais e acredito que a organização de um banco de dados permitirá o início da elaboração de equações mais adequadas aos nossos animais e nossos alimentos.

     

    Abraço,

     

    Mariana

     

This reply was deleted.
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –