Muito bem vindo ao grupo de discussão sobre a qualidade do leite.
Espero que este seja realmente um espaço para discutir sobre todos os desafios que temos para que o leite brasileiro tenha os padrões recomendados pela instrução normativa.
Para produzir as imagens que estão no curso sobre amostragem, coleta e transporte do leite tivemos dificuldade de encontrar a mangueira, que leva o leite do tanque ao caminhão, limpa e higienizada.
Será que o laticínio não pode se responsabilizar pela limpeza e higienização da mangueira, fornecendo ao transportador "diariamente" uma limpa e higienizada?
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede de Pesquisa e Inovação em Leite.
Respostas
Ontem pude presenciar a retirada do leite em nossa fazenda e reparei que a mangueira estava muito mais limpa por fora do que por dentro. Ela estava com uma cor rosa de tanta colônia de bactérias aderida, e com cheiro de podre insuportável. É inadmissível que o laticínio cobre do produtor um leite de qualidade e retire o leite do tanque resfriador com uma mangueira desta. Onde esta o fiscal de plataforma e o fiscal de inspeção municipal, estadual ou federal?
Bom dia Jedalia
Eu acredito que a responsabilidade é de todos
Pode ser uma opção. Cada produtor/tanque tem sua mangueira, assim ela não precisa ficar exposta no caminhão e sujando com poeira e barro durante o percurso.
Gostei a sua sugestão
Penso que a responsabilidade sobre os equipamentos e utensílios que pertecem ao local da coleta são de responsabilidade sanitária do produtor. Existe determinação contrária?