Respostas

  • Infelizmente este ano não teremos esta modalidade de estágio aqui na Embrapa Gado de Leite, pois faltou recurso, dinheiro para o projeto e também mudaram-se as regras para a implementação da "nova Residência Zootécnica". 

    Normalmente, "na antiga residência", só podem entrar alunos regularmente matriculados nos cursos das escolas afins e são escolhidos pela própria instituição de ensino, o qual o luno faz parte.

  • Prezado Rafael,

    Residência Zootécnica é uma modalidade de estágio específica, baseada em normas internas e legislação de estágio, direcionada a estudantes de nível médio, que será oferecido a alunos regularmente matriculados em fase de cumprimento do estágio curricular obrigatório, com objetivo de especializar, alunos dos cursos de Zootecnia e Agronomia, em manejo e trato de bovinos leiteiros.

    O estágio na modalidade Residência Zootécnica, se baseia no método aprender fazendo e contempla conteúdos técnicos, sociais, culturais e comportamentais, que orientam e permitem aos estudantes a aplicação dos conhecimentos teóricos, por meio da vivência em ambientes de trabalho e situações reais do exercício da futura profissão.

    O programa possibilita a vivência em todas as atividades de manejo, trato e alimentação dos animais, nos diferentes sistemas de produção de leite bem como na prática de coleta de dados dos experimentos com animais e forragens.

    Ao término da capacitação o estagiário deverá estar apto a assistir e gerenciar sistemas intensivos e extensivos de produção de leite.

    A concessão desta modalidade de estágio deve atender aos seguintes requisitos:

    a) Celebração de convênio entre a Embrapa e a instituição de ensino, onde estarão estabelecidas as condições para realização de estágio.
    b) Ser uma Escola Agrotécnica Federal - EAF, Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET ou Escolas Estaduais conveniadas.

    A Embrapa Gado de Leite determinará o número de vagas e distribuirá em forma de cotas às instituições de ensino interessadas em participar do programa.

    É responsabilidade da instituição de ensino selecionar os alunos que ingressarão no programa, de acordo com os requisitos básicos e perfis definidos pela Embrapa Gado de Leite, divulgados juntamente com o número de vagas.

    Além do convênio, é celebrado o Termo de Compromisso de Estágio entre a Embrapa e o aluno interessado, com a interveniência da Instituição de Ensino. O Termo de Compromisso fará referência expressa ao convênio a que se vincula.

This reply was deleted.